#Toadas se despede da temporada 2022 e emociona o público em Parintins
A transmissão lotou a praça Eduardo Ribeiro, no centro histórico da cidade, e antecipou o clima de festival

Arnoldo Santos, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 19/06/2022 às 07:00 | Atualizado em: 19/06/2022 às 04:50
“Na ilha Tupinabarana, nasceu Parintins que eu vou decantar”. Foi com a frase refrão da música “Cantiga de Parintins”, do parintinense Chico da Silva, que o último #Toadas de 2022 começou nas vozes de Edmundo Oran, Júnior Paulain, Enéas Dias e Israel Paulain, na cidade de Parintins. Um programa que emocionou convidados, público presente e quem acompanhou pela internet.
O pôr do sol deu uma cor dourada ao horizonte no rio Amazonas. A praça Eduardo Ribeiro, em frente ao mercado central, ficou colorida de azul e vermelho, com torcedores de Caprichoso e Garantido, os dois lados que nutrem a rivalidade saudável do festival folclórico.
No palco, representando os dois bois-bumbás, os apresentadores Israel Paulain e Edmundo Oran, respectivamente, do Garantido e do Caprichoso. Completando duas duplas, Enéas Dias (Garantido) e Júnior Paulain (ex-apresentador do Caprichoso). O grupo Toada de Roda foi a banda que acompanhou os artistas.
No primeiro bloco do programa, que foi transmitido pelo canal BNC Play, as duplas se revezaram com toadas de levantar as duas galeras. Era visível a presença de visitantes, a seis dias do início do festival.
Bate-papo com novidades
Seguindo a tradição, o segundo bloco do #Toadas, foi hora de formar a roda de conversa com os convidados. Na mesa, os apresentadores do programa, Neuton Correa, Neil Armstrong e Juliano Petrovelho receberam também o prefeito de Parintins, Bi Garcia.
O prefeito comentou que aquele lugar, escolhido para o último #Toadas do ano, a praça Eduardo Ribeiro, está sendo reformado. E ainda, o palácio Cordovil, antiga prefeitura, vai se transformar no museu da cidade.
Bi Garcia revelou ainda que Parintins vai ganhar um segundo museu, que será destinado à memória do festival, reunindo a história dos bois-bumbás. E para o festival, que começa na sexta-feira, dia 24, Bi disse que previsão é de que a cidade receba em torno de 80 mil visitantes. E falou da iniciativa de trazer o programa para a ilha Tupinabarana.
“Eu estava conversando com o Neuton (Correa) e dizendo a ele que, a partir de agora, o último #Toadas tem que ser em Parintins mesmo, no berço do boi-bumbá, pra que a gente mantenha viva essa cultura e possa, cada vez mais, divulgar a nossa cultura em nível nacional e internacional, trazendo mais turistas para Parintins”, afirmou Bi Garcia.

Reverência a Dom e Bruno
Em um momento de reverência, Israel Paulain lembrou as mortes do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ocorridas cerca de três semanas atrás, na região do Vale do Javari, oeste do Amazonas. Os dois foram mortos por pessoas supostamente ligadas a crimes como a pesca ilegal em áreas protegidas, prática comumente denunciada pelos dois profissionais.
“Esses dois (Dom e Bruno), que representam uma Nação, um planeta (inteiro), que ama a nossa Amazônia. Eles eram apaixonados pela nossa floresta. E essa voz, esse canto nunca vai se calar”, disse Israel. Em seguida, Israel e Enéas cantaram “Nações Extintas”, de Sidney Rezende, que faleceu em maio deste ano.
Edmundo e Júnior Paulain completaram a homenagem cantando “Vale do Javari”, de Ronaldo Barbosa. “Quem luta pela Amazônia e morre por ela, jamais será esquecido”, disse Júnior Paulain ao público presente e internautas.
Público se emocionou
Os comentários na sala de conversa do canal BNC Play no YouTube, durante a transmissão, mostraram que o público ficou emocionado com a realização do programa em Parintins. Muitos espectadores, morando fora de Parintins, falaram do quanto mataram a saudade curtindo as toadas.
“É até difícil explicar para quem não conhece toda a emoção que você sente quando escuta as toadas”, comentou a internauta. “Grande ideia, emoção o tempo todo. Viva a Amazônia, viva os Bois de Parintins”, disse outro espectador.
Convidados aprovaram
Israel Paulain se disse muito feliz de ter participado do último #Toadas de 2022. O lugar escolhido para transmissão lembrou o tempo de infância dele e inspirou para a apresentação no festival.
“Eu vivi aqui muito tempo da minha vida, nessa área da praça da prefeitura, do mercado municipal, e reviver tudo isso é muita emoção. Então, que quero dizer que esse #Toadas aqui em Parintins também foi inspirador, motivacional, para levar tudo isso para a arena do bumbódromo e sair com o título de bi-campeão”, afirmou Israel.
Edmundo Oran também se disse alegre em fazer o #Toadas em Parintins, apesar dos dois anos sem festival e da pandemia.
“Esse retorno vai ser um retorno triunfal do festival. O clima (do programa) foi gostoso, já estamos a uma semana do festival e Parintins é isso, o clima a mil”, disse Oran.

Toada de Roda
A transmissão terminou com um show do grupo Toada de Roda, mas antes o chefe do portal BNC Amazonas e criador do programa #Toadas, Neuton Correa, agradeceu o público que acompanhou as sete edições do programa em 2022.
“Ano que vem, a gente vai voltar com muito mais garra, com muito mais fôlego, cantando a história da toada do boi-bumbá de Parintins”, finalizou Neuton Correa.
No final, o público foi brindado com um show especial de Chico da Silva, um ícone da cultura parintinense, que foi acompanhado pelo Toada de Roda, grupo que mantém a tradição das toadas de boi-bumbá.
Para quem perdeu
As edições do #Toadas ficam gravadas no canal BNC Play, no YouTube, onde o internauta poderá assistir, inclusive, esse último programa da temporada 2022.