Maria Monteverde, filha de mestre ‘Lindolfo’ celebra 80 anos

Publicado em: 29/05/2018 às 16:13 | Atualizado em: 29/05/2018 às 16:35

Por Náferson Cruz

Em 1944, aos 6 anos de idade, Maria do Carmo Monteverde, acompanhou pela primeira vez o cortejo do Boi Garantido pelas ruas da Baixa do São José. A cada passo, o pulsar no coração, a cada batida do tambor, a emoção irradiava o olhar.

Ao seu lado, uma voz em tom elevado “estremecia toda a ilha”, era seu pai cantador e repentista Lindolfo Monteverde. Entre as rezas, clarões das lamparinas e das  fogueiras, aspirava-se um sonho, conquistas na cadência ritmada dos ressoantes tambores do “boi do coração na testa”, movimento este, perpetuado na história de um povo.

Um tempo que ficará eternizado para sempre na memória de Maria Monteverde, que celebra nesta terça-feira (29/05), 80 anos de idade. Para ela, a idade beija a vida e este anos como em muitos que passaram, ela estará novamente à frente dos batuqueiros da Baixa do São José, juntamente, com o irmão João Batista Monteverde, filhos e netos, mantendo a tradição.

São 80 anos de lutas de conquistas de uma simples mulher que viu os sonhos do pai colorindo o Brasil com arte e os costumes do caboclo parintinense. São 80 anos ensinamentos, 80 anos de Maria, a filha do mestre Lindolfo.

Família

A neta de Lindolfo e sobrinha de Maria, Cleumara Monteverde, disse em rede social, que a tia sempre buscou parcerias e a união da família e marcou sua história como uma mulher guerreira. “Hoje, mesmo não estando a frente dos trabalhos na Associação Lindolfo Monteverde e com a comunidade da Baixa do São José, não desiste de lutar para que se mantenha as tradições deixadas pelo seu pai. São anos de lutas dessa mulher que merece ser lembrada, reconhecida e amada por todos nós”, comentou Cleumara.

Homenagem

Na sessão ordinária desta terça-feira (29) na Câmara Municipal de Parintins (CMP), o vereador Telo Pinto (PSDB), pediu Moção de Aplausos à Maria do Carmo Monteverde pela passagem do aniversário de 80 anos.

Na ocasião, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei (PL), em que solicita concessão da Comenda Mérito Legislativo “Medalha Jair Mendes” a filha do fundador do Garantido, Lindolfo Monteverde, pelos relevantes e essenciais serviços prestados à cultura, por intermédio da família Monteverde e, em memória de seu pai, ao município de Parintins e ao Estado do Amazonas.

Foto: Tiago Corrêa – Dircom/CMM