Marujada e Batucada são atrações do #Toadas/BNC na praça do D. Pedro
As galeras (torcedores) e amantes da brincadeira de boi-bumbá terão a oportunidade de assistir a um espetáculo que só pode ser visto em Parintins.

Wilson Nogueira, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 30/05/2023 às 15:39 | Atualizado em: 30/05/2023 às 20:31
As bandas de percussão dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, cada com 150 ritmistas, se apresentam nesta quarta-feira (31), das 19h às 22h, na praça de alimentação do Dom Pedro (avenida Pedro Teixeira).
A Marujada (Caprichoso) terá como maestro Victor Hugo e como diretor-responsável Edilmar Passos; e o maestro da Batucada (Garantido) será Francinaldo Pinheiro e o diretor-responsável Clemilton Pinto.
Pelo Caprichoso, os levantadores de toadas serão Paulinho Viana, Renato Freitas e Márcio do Boi e pelo Garantido, Leonardo Castelo, David Assayag e Luciano Araújo.
As galeras (torcedores) e amantes da brincadeira de boi-bumbá terão a oportunidade de assistir a um espetáculo que só pode ser visto em Parintins, nos ensaios dos currais e na arena do bumbódromo, na passagem de som e na apresentação dos bumbás na arena do bumbódromo.
Os ensaios e a passagem de som são os momentos nos quais a Marujada e a Batucada testam afinação dos instrumentos, o engajamento dos ritmistas e as firulas programadas para surpreender as galeras no bumbódromo.
O evento tem a assinatura do #Toadas, live da plataforma Brasil Norte Comunicação (BNC), que divulga toadas dos bois-bumbás parintinenses há sete anos.
O retorno à Praça de Alimentação do Pedro, em edição especial, deve-se ao sucesso da live da quarta-feira passada, com a participação dos artistas Klinger Júnior, Arlindo Neto, David Asssyag e Ianayra.
Há possibilidade, segundo o diretor-presidente do BNC, Neuton Corrêa, da realização de lives em outros bairros de Manaus, para atender aos pedidos das galeras dos dois bumbás.
As lives do BNC, com participação presencial e virtual, são uma prévia do clima do Festival Folclórico de Parintins, que neste ano acontecerá no dia 30 de junho, 1º e 2 de julho.
Elas proporcionam um contato antecipado das galeras com seus artistas e com as toadas que podem ser tocadas na arena do bumbódromo.
Leia mais
#Toadas/BNC ganha apoio da Prefeitura de Manaus
Percussão
Os instrumentos de percussão embalam os bois-bumbás e seus brincantes desde que surgiram nos terreiros de parentelas de negros.
Um tambor treme terra, um surdo de marcação, um chocalho, uma cuíca, um reco-reco, palminhas, um tirador de toadas e versador eram suficientes para animar um terreiro de boi-bumbá.
Em Parintins, com a criação do festival folclórico e disputa entre os bois-bumbás, a lista de instrumento só veio a aumentar, primeiro com o uso das fanfarras das escolas da cidade, depois com os grupos de percussão próprios.
A partir da década de 1990, Caprichoso e Garantido começaram a aderir novos instrumentos, para tornar a toada um gênero musical diferenciado e competitivo.
Porém, sem abrir mão da essência rítmica do boi-bumbá de terreiro: a percussão.
Atualmente, a percussão dos bumbás se harmoniza com instrumentos artesanais, modernos e clássicas, como violões, charango (de origem andina), teclado, saxofones, flautas e violinos.
Todavia, os tambores nunca deixaram de conduzir o dois pra lá, dois pra cá, o bailado da dança do bumbá de terreiro.
O produtor musical do #Toadas, maestro Neil Armstrong, disse que quem for à Praça do Dom Pedro, nesta quarta-feira, terá a oportunidade de assistir a um show raiz dos bumbás parintinenses, com toadas antológicas e com as que compõem o repertório da edição de 2023 do festival parintinense.
Foto/montagem: BNC