Promoção turística leva jornalistas estrangeiros ao festival de Parintins
Comunicadores visitarão Manaus, Parintins e Anavilhanas, em parceria da Embratur e Sebrae.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 27/06/2025 às 10:46 | Atualizado em: 27/06/2025 às 10:46
Com o objetivo de apresentar e promover para o mundo a diversidade cultural e natural do Amazonas, a Embratur promove desde quinta-feira, 26 de junho, até o dia 2 de julho, uma press trip com jornalistas do Reino Unido. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae e da Amazonastur.
O roteiro passa por Manaus e por Parintins, palco de um dos maiores eventos folclóricos do Brasil, que atrai mais de 100 mil visitantes todos os anos e transforma a cidade em um grande espetáculo a céu aberto.
No festival de Parintins, os bois-bumbás Caprichoso e Garantido disputam a atenção do público com apresentações que misturam música, dança e tradições amazônicas.
Além do festival, o grupo conhecerá experiências de imersão na natureza em Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, visitas a comunidades artesãs em Novo Airão e pontos culturais de Manaus, como o histórico Teatro Amazonas e o mercado municipal Adolpho Lisboa.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o objetivo é ampliar a visibilidade internacional de destinos brasileiros fora do tradicional circuito de sol e praia.
“Queremos mostrar ao público britânico que o Brasil vai muito além do litoral. O Amazonas reúne cultura, gastronomia, história e natureza de forma única”.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que “o festival de Parintins tem um impacto gigantesco na economia local, e não só durante os dias festivos, mas também nos dias que antecedem a festa. Um reflexo disso é o aumento da procura pelo apoio do Sebrae, seja na formalização dos pequenos negócios ou na busca de treinamentos, orientações, consultorias, com a intenção de oferecer um serviço de qualidade. Isso significa mais emprego e renda e oportunidades para os pequenos negócios”.
A Amazonastur reforça que parcerias como essa ajudam a posicionar o estado como referência em turismo de experiência e sustentabilidade.
“O festival de Parintins é um dos principais indutores do turismo no Amazonas. E a parceria com a Embratur, fortalece o Amazonas como destino a ser visitado, consolidando sua posição em diversos mercados globais”, disse Laena Porto, vice-presidente.
A ação faz parte da estratégia da Embratur para ampliar a visibilidade internacional de destinos brasileiros fora do eixo tradicional sol e praia, reforçando a imagem do país como um destino plural e com alto potencial para o ecoturismo, o turismo de experiência e o turismo cultural.
“Com essa iniciativa, a Embratur aposta em conteúdo qualificado e em narrativas autênticas para despertar o desejo do viajante britânico por um Brasil que vai muito além do óbvio”, afirmou Freixo.
Leia mais
Ministério do Turismo prevê 167 mil visitantes em Parintins
Foto: divulgação