#Toadas traz 30 anos dos primeiros eventos de boi-bumbá em Manaus

O programa foi buscar em composições do início da década de 1990 as histórias do Bar do Boi Caprichoso, realizado na avenida Djalma Batista, e do Curral do Garantido, no Olímpico Clube

Esquenta do Boi Manaus 2022

Diamantino Junior, arnoldo Santos especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 30/04/2022 às 17:45 | Atualizado em: 01/07/2022 às 06:50

Um repertório de toadas que não se ouve mais nos eventos de boi-bumbá marcou a terceira edição do programa #Toadas, neste sábado (30).

O programa foi buscar em composições do início da década de 1990 as histórias do Bar do Boi Caprichoso, realizado na avenida Djalma Batista, e do Curral do Garantido, no Olímpico Clube.

Os dois eventos são parte da história dos bois-bumbás e foram essenciais para a difusão das toadas e seus autores na capital amazonense.

Pelo Garantido, Robson Júnior e Carlinhos do Boi, e pelo Caprichoso, Pão Doce e Renato Freitas cantaram mais de cinquenta toadas que simbolizam 34 anos de Bar do Boi e 26 de Curral do Garantido.

Leia mais

Segundo #Toadas resgata clima de Alvorada e Boi de Rua

Representando os fundadores dos Movimento Marujada e Amigos do Garantido (MAG), Ariosto Braga e Marco Aurélio Medeiros, contaram algumas histórias daqueles tempos.

Época em que os organizadores do Bar do Boi recebiam pressão da vizinhança da antiga TVLândia, local dos eventos do Caprichoso.

E do tempo que os torcedores do Garantido criaram seu próprio evento, que começou no Olímpico Clube, em março de 1996.

Foi um programa de reencontros, onde o público presente no restaurante Kananciuê viu a dupla de gêmeos Ítalo e Ícaro, pioneiros nas coreografias.

“Naquele tempo, a gente não conhecia boi. Eles passavam a toada na hora e as coreografias eram criadas na hora”, revelou Ítalo (torcedor do Caprichoso). “A gente criava uma coreografia num sábado e no seguinte, aperfeiçoava”, completou Ícaro (torcedor do Garantido).

Na plateia presencial, enquanto muita gente acompanhava a transmissão pelas redes sociais, outras figuras históricas como Roseane Novo, madrinha da Batucada do Garantido, e do juiz Hugo Levy, que já compôs até toada para o Caprichoso, seu boi amado.

Programa das mulheres

Nelton Correa, que comanda o #Toadas ao lado de Neil Armstrong e Juliano Petro Velho, anunciou o tema do programa do dia 7 de Maio, véspera do Dia das Mães.

Vai ser o sábado das mulheres levantadoras de toadas. Para assistir, é só procurar o perfil do BNC PLAY no YouTube e no Facebook, ou comparecer ao Kananciuê. A entrada é franca.

Patrocínio e apoio

O programa #Toadas é realizado com o patrocínio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. O governo é o principal organizador e incentivador do Festival Folclórico de Parintins.

O programa contará com o apoio da Samel, Água Mineral Yara, LogicoPro, Amazon Best e da Prefeitura Municipal de Parintins, que apoiam o evento desde a primeira edição, em 2017.

Fotos: Euzivaldo Queiroz