#Toadas deste sábado terá um encontro de gigantes

O programa #Toadas é realizado com o patrocínio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa

governador Wilson Lima no #Toadas

Publicado em: 13/05/2022 às 11:12 | Atualizado em: 13/05/2022 às 11:12

A edição deste sábado (14), do programa #Toadas vai reunir exemplos da nova geração de talentos consagrados do universo artístico do boi-bumbá.

Sebastião Júnior, que se consagrou como levantador de toada do boi Garantido, e Patrick Araújo, que vem se consolidando na mesma função de Sebastião no boi Caprichoso, estarão juntos no #Toadas de sábado.

Leia mais

O programa começa às 12h30 e será transmitido pelo perfil BNC PLAY no YouTube e no Facebook, com direito a participação do público nas salas de bate-papo.

Na mesma direção, os compositores Adriano Aguiar e Enéas Dias, simbolizam a geração que veio na cronologia do tempo manter a genialidade dos antigos versadores de toadas dos bois Caprichoso e Garantido.

Enéas Dias

Aos 38 anos de idade, Enéas Dias coleciona momentos importantes para cenário musical parintinense. Campeão do 1º Festival de Toadas de Parintins, em 2007, Dias tem uma militância ativa na formação de novos talentos artísticos na ilha.

É instrutor de música do Liceu Cláudio Santoro e marcou sua carreira de produtor musical, compositor e músico no boi Garantido. E além do trabalho de bastidor, já tem seu nome gravado na história do Garantido com composições como “Miscigenação”, “Festa do Povo Vermelho”, “Ameríndia” e “Auto do Boi”.

Para sábado, Enéas expressou sua grande expectativa. “Onde reencontrarei esses grandes amigos para contarmos e cantarmos muitas histórias, muitas toadas que formam o alicerce da nossa trajetória na arte e que conduzem o caminho musical que com muito amor e suor construímos”, afirmou Dias no seu perfil de uma rede social.

Adriano Aguiar

O parintinense Adriano Aguiar tem uma ficha imensa na história musical do boi-bumbá. Autor de mais de 80 toadas, é nome consagrado nas duas associações folclóricas, com composições inesquecíveis como “Povo Festeiro da Ilha”, “Amazônia, Nas Cores do Brasil” e “Povo do Garrote”.

Em março deste ano, Adriano lançou a coleção “A Reinvenção da Toada”, com 14 toadas de sua autoria. O trabalho foi lançado em forma de CD físico e na plataforma de áudio Spotify,

Adriano, que é formado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas, também tem seu lado de escritor. “A Reinvenção da Toada” também é o título do livro escrito por ele em 2015, que conta história de cada instrumento usado atualmente na execução das toadas.

Patrocínio e apoio

O programa #Toadas é realizado com o patrocínio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. O Governo do Estado é o principal organizador e incentivador do Festival de Parintins.

Foto: Ronaldo Siqueira