Parintins tem encontro marcado com #Toadas/BNC no São João

#Toadas Parintins será no Pier da Praça Digital, ao lado do mercado central da cidade, a partir das 16h

Wilson Nogueira , especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 15/06/2023 às 15:44 | Atualizado em: 21/06/2023 às 16:08

O elenco de músicos, artistas e técnicos do #Toadas/BNC, live da plataforma Brasil Norte Comunicação (BNC), desembarca em Parintins (AM) no dia 22, para, no dia 24, realizar a última edição da sétima temporada do programa.

O evento será no Pier da Praça Digital, ao lado do mercado central da cidade, a partir das 16h.

A avaliação dos produtores é que, neste ano, o programa ampliou e fidelizou o seu público presencial e virtual e, assim, contribui com a retomada da toada de boi-bumbá como gênero musical amazonense.

Esse resultado colabora com o festival parintinense em várias frentes, entre elas:

Mobilização de turistas até Parintins, antes e durante o festival;

Abertura de novos públicos para a toada de boi-bumbá;

Divulgação das antológicas (tradição) e novas toadas em âmbito local e nacional;

Estímulo aos mercados de trabalho, por meio do entretenimento, do turismo e do lazer em Manaus e em Parintins;

Estímulo aos investimentos em publicidade e propaganda nas atividades voltadas para o festival de bumbás, em Parintins e Manaus.

O #Toadas/BNC, criado há sete anos, tem como foco a divulgação do Festival Folclórico de Parintins que, neste ano, será realizado nos dias 30 de junho, 1.º e 2 de julho.

As lives reúnem músicos e artistas que tocam, cantam e dançam as toadas dos bois-bumbás Caprichoso (azul e branco) e Garantido (vermelho branco”), atrações no palco do festival, a arena do bumbódromo.

Neste ano, o #Toadas foi realizado na área de lazer da Pousada Paraíso Tarumã, na margem do igarapé do Tarumã, na Praça de Alimentação Dom Pedro, no bairro Dom Pedro e na Casa Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra, na margem do rio Negro. Todos nos formatos presencial e virtual.

O diretor-presidente do BNC Amazonas, jornalista e empresário Neuton Corrêa, disse que o #Toadas é reconhecido hoje como marca de divulgação do festival parintinense, porque conseguiu, nos últimos sete anos, imprimir profissionalismo e qualidade técnicas em suas lives.

Ele avaliou que o BNC Amazonas conquistou a credibilidade dos artistas e investiu em tecnologia de transmissão por meio da internet e que a resposta se traduziu em audiência fidelizada.

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O empresário destaca que a primeira live da temporada, com David Assayag e seus convidados, já ultrapassou as 30 mil visualizações, entre YouTube e Facebook.

Ao menos 30 mil pessoas estiverem presentes nas oito edições da temporada, um público significativo para o formato e estrutura dos espetáculos.

“A ideia sempre é realizar uma roda de toadas, mas o evento cresce a cada ano e, assim, exige adaptações para atender ao público”, afirmou Corrêa.   

É com a experiência dessa jornada que equipe técnica e artista do #Toadas desembarca em Parintins encerrar as lives deste ano.

Em Manaus, foram realizadas 32 horas de espetáculos com a execução de ao menos 320 toadas por artistas de Caprichoso e Garantido, entre os quais Chico da Silva, David Assayag, Edmundo Oran, Israel Paulain, Jr. Paulain, Leonardo Castelo, Luciano Araújo, Mara Lima, Márcia Siqueira, Márcia Novo, Sebastião Júnior, Paulo Viana e Patrick Araújo.

Em 2023, foi um ano de crescimento na estrutura de transmissão, na qualidade da produção do programa e na formação de um público fiel à programação do #Toadas.

Foi um ano também que muitos parceiros acreditaram e apoiaram a ideia da divulgação de nossas Toadas, da valorização e produção artística e os registros das participações do seu Raimundinho Dutra (homenageado), Chico da Silva (fechamento da temporada) e David Assayag, com comemoração dos seus 35 anos de carreira.

O produtor musical das lives, maestro Neil Armstrong, diase que 2023 foi de crescimento de estrutura de transmissão, qualidade da produção e formação de novo público.

“Foi um ano, também, no qual muitos parceiros acreditaram e apoiaram a ideia da divulgação de nossas toadas”.

Novo movimento

O boi-bumbá de Parintins começa a atrair turistas de Manaus na década de 1980, a partir da divulgação promovida pelas galeras em rodas de toadas e, depois, em ensaios, o esquenta do festival.

O auge da divulgação do festival aconteceu entre as décadas de 1990 e 2000, quando a toada e o espetáculo dos bumbás parintinenses ultrapassaram o bumbódromo (arena de disputa entre Caprichoso e Garantido) e os currais (locais de ensaios) e ocuparam espaços privilegiados na programação das emissoras de rádio e TV.

Nos anos posteriores, o interesse pelo festival parintinense “fora de época” do período de disputa no bumbódromo arrefeceu.

Em Manaus, houve emissora de rádio que proibiu a toada em sua programação antes da semana do festival.

O público também murchou nos ensaios em Manaus.

É nesse contexto que surge o entendimento de que o #Toadas surge com um dos suportes para a retomada da toada como peça importante e necessária para a divulgação do Festival Folclórico de Parintins.

“No período em que caia o interesse da mídia e do público pelo Festival Folclórico de Parintins, surgiu o #Toadas para injetar ânimo na valorização da nossa música e da nossa cultura.

Foi a partir do #Toadas que surgiram outros programas que divulgam a nossa cultura e o nosso festival”, reconhece o presidente do boi-bumbá Caprichoso, Jander Lobato.

O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, também aposta no alcance e empatia das lives do BNC Amazonas e é, por isso, que o município patrocinará também a transmissão do dia 24.

“O #Toadas, além de divulgar cada vez mais a nossa toada e o nosso boi bumbá, vai mostrar como a cidade está preparada para o festival”, disse.

O prefeito estima que ao menos 100 mil pessoas visitarão Parintins nos dias do festival, o dobro dos habitantes da cidade.

Bastidores

Neuton Corrêa disse que, além da live com espaço presencial, o BNC Amazonas vai cobrir os bastidores do Festival Folclórico de Parintins, nas ruas, nos galpões (onde são preparadas grandes alegorias), nos ateliês (onde são confeccionadas as indumentárias dos itens) e na entrada do Bumbódromo.

A transmissão da arena do Bumbódromo está franqueada para um empresa de mídias de Manaus.

Foto: Euzivaldo Queiroz/BNC Amazonas