Tradição marca o domingo de Garantido e Caprichoso, em Parintins

Crianças brincando de boi e a saída tradicional de Santo Antônio no 12 de Junho

Caprichoso e Garantido realizaram eventos que misturam esperança e tradição

Arnoldo Santos, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 13/06/2022 às 05:26 | Atualizado em: 13/06/2022 às 05:26

O domingo, 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, foi marcado pela esperança no futuro e o saudosismo de cumprir uma tradição. Foi o dia em que dezenas de crianças concorreram ao cargo de itens mirins do boi Caprichoso, enquanto que torcedores do Garantido participavam da saída do boi, um dos eventos mais tradicionais da história do boi da baixa.

Tarde alegre

No curral Zeca Xibelão, reduto do Caprichoso, a última edição do projeto Tarde Alegre reuniu vários pequenos artistas no concurso dos itens mirins, similares aos personagens oficiais que se apresentam na arena do Bumbódromo, durante o festival folclórico`.

Meninos e meninas concorreram ao posto de cunhã poranga, sinhazinha da fazenda, pajé, rainha do folclore, amo do boi, levantador, porta estandarte e o tripa do boi mirim.

Mas na plateia, a festa também foi grande. O projeto, criado há 35 anos pelo boi Caprichoso, transformou o lugar em um grande parque de diversão, onde famílias inteiras aproveitaram para curtir um domingo saudável.

Paloma Beltrão levou o pequeno João Miguel, de 2 anos (foto abaixo), acompanhada da mãe, irmã e tias. “Toda minha família é Caprichoso. Desde criança eu participo da tarde alegre. Eu já participei do concurso de sinhazinha e ganhei. Agora, estou passando essa tradição para o meu filho”, diz a torcedora azulada.

Inclusão

O concurso dos itens mirins é um acontecimento para a criançada que concorre. A começar pela presença bem perto dos itens oficiais, que além de estarem no palco, incentivando, elas dançavam juntas das crianças concorrentes.

Mas para Heitor Andrade (foto), de 9 anos, o concurso ajudou na superação de um Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A mãe dele, Helen Picanço, professora universitária, conta que mentalizar os movimentos, relacionados às músicas, exigiu concentração. Foi uma vitória só estar no palco, concorrendo com outras crianças ao posto de tripa mirim, que é a pessoa que se apresenta embaixo do boi de pano.

“Todo dia, ele ensaiava e assistia a vídeos na internet. Toda família se envolveu. Ele já um campeão, por superar as dificuldades e chegar até aqui”, afirma Helen Picanço.

Heitor venceu na categoria tripa do boi e recebeu o prêmio, uma bicicleta das mãos do tripa oficial, Alexandre Azevedo (foto acima).

Confira o resultado final de cada item mirim:

Apresentador: Guilherme Tavares Machado
Levantador: Juliano Henrique Vieira
Amo do Boi: Edgar Henrique
Tripa: Anthony Rick Marques / Heitor Picanço
Sinhazinha: Ana Cláudia Lopes
Porta-estandarte: Jackeline Lima Ribeiro
Rainha do Folclore: Evelyn Laiane Pereira
Cunhantã-poranga: Ana Kelly Garcia / Gabriela Ayana Pereira
Pajé: Miguel Arcângelo

Leia Mais

Cidade quer festa de Santo Antônio de Borba como patrimônio cultural

Tradição encarnada

Depois de dois anos sem ser cumprida, o povo da baixa do São José, seguiu a tradição de homenagear Antônio, o santo católico considerado protetor dos namorados e também um casamenteiro certeiro.

O curral antigo, localizado na baixa do São José, berço do Garantido, foi preparado para este evento especial. O palco recebeu o boi de pano, o busto de Lindolfo Monteverde, fundador do boi Garantido, e a imagem de Santo Antônio. Balões brancos e vermelhos e a fogueira armada no meio do terreiro confirmavam o clima festivo junino do evento.

A única filha viva de Lindolfo, dona Maria Monteverde, estava presente junto de outros antigos torcedores encarnados. O roteiro seguiu a tradição com reza e cantos, inclusive com a participação de David Assayag e Israel Paulain.

Assim que terminou a parte religiosa do festejo, a multidão saiu pelas ruas ao som da Batucada e o trio elétrico com Israel Paulain, Leonardo Castelo.

Fotos da Ladainha: Paulo Sicsu e reprodução de internet

Fotos Tarde Alegre Caprichoso: Pedro Coelho e Arleison Cruz