Triciclos: transporte símbolo de Parintins, Capital Nacional do Boi-Bumbá

Publicado em: 22/06/2018 às 11:41 | Atualizado em: 22/06/2018 às 11:41
Confeccionados com sobras de ferros utilizados em estruturas alegóricas dos bois-bumbás e a parte traseira de bicicletas, os triciclos são um símbolo de Parintins.
Nos dias do Festival Folclórico e de ancoragem de navios transatlânticos, os veículos são os mais procurados por turistas que querem conhecer os principais pontos turísticos e peculiaridades da ilha tupinambarana.
Cada corrida em um triciclo varia de R$ 5,00 a R$ 20,00, dependendo da distância. Segundo dados da associação local de tricicleiros, são aproximadamente 800 triciclos que circulam na cidade.
Percurso
Hoje, o passeio a bordo de um triciclo é organizado pela Associação dos Tricicleiros Turísticos do Porto de Parintins e dura em média uma hora e trinta minutos. Pontos turísticos como os currais e galpões de alegorias dos bumbás Caprichoso e Garantido, Praça da Liberdade e Bumbódromo são alguns dos lugares por onde o turista vai passar.
Capital Nacional do Boi-Bumbá
No dia 21 de dezembro do ano passado, o presidente da República, Michel Temer, sancionou a lei que confere a Parintins o título de Capital Nacional do Boi-Bumbá. O título de Capital Nacional do Boi-Bumbá é oriundo do projeto de lei nº 5.609/16, de autoria do senador Omar Aziz.