O encontro entre o governador Amazonino Mendes (PDT) e o senador Eduardo Braga (MDB) no último final de semana foi repercutido na manhã de hoje, dia 21, pelo radialista Ronaldo Tiradentes, na sua rede de rádio e TV, como parte das articulações políticas para as eleições de outubro.

Aliados desde os anos 80, mas separados em disputas eleitorais nas últimas décadas, com reencontros políticos passageiros na primeira década deste século, os caciques do PDT e MDB no Amazonas podem reatar a velha união para as eleições 2018.

De certa forma, esse encontro já era cogitado pelo meio político. Outros caciques partidários, como o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB),e o senador Omar Aziz (PSD), vêm dando sinais de distanciamento de Amazonino.

O tucano, desde a eleição suplementar do ano passado, deixou claro que seu acordo com Amazonino valia só para aquele momento, e que para 2018 seria outra conversa.

Quanto a Omar, apontado como o homem que tirou Amazonino da aposentadoria política, não estaria nada satisfeito com a pretensão do PDT do governador de lançá-lo à reeleição.

Braga, que vem amargando derrotas sucessivas desde 2014, e que já afirmou que vai brigar para se manter no Senado, abrindo mão de disputar o Governo do Amazonas, pode estar vendo em Amazonino a boia de salvação para seu futuro na política.

Antes desse encontro do final de semana, a última vez que foram vistos juntos, publicamente, ao que se sabe, foi em junho de 2017, no período pré-campanha ao governo tampão, disputa em que Amazonino derrotou Braga em segundo turno.

Naquela oportunidade, os ex-governadores trocaram afagos e rápidas palavras nos corredores do Sindicato dos Jornalistas, em Manaus, onde foram assinar compromisso de não usar caixa 2 na campanha.

Logo após o pleito, Braga disse que estava à disposição do governador no Senado. Amazonino, segundo publicou o Blog do Hiel, teria topado conversar com o parlamentar depois que se distanciou de Omar.

 

Leia mais

Braga está fora da disputa ao Governo em 2018, diz Estadão

Entre abraços e sorrisos

Foto: Edson Piola/Reprodução_Portal do Amazonas e blog Humaitá em Foco