Bolsonaro insiste que se vacine quem quiser e no fim da máscara

A declaração feita em entrevista a uma rádio do estado de Alagoas ocorre cinco dias após Bolsonaro afirmar que a pandemia 'está chegando ao fim'

Publicado em: 24/08/2021 às 15:56 | Atualizado em: 24/08/2021 às 16:07

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que o vírus da covid-19 veio para ficar e que não irá obrigar ‘ninguém a se vacinar’, mesmo diante de alertas de especialistas sobre o risco de uma terceira onda de infecções.

A declaração feita em entrevista a uma rádio do estado de Alagoas ocorre cinco dias após o chefe do Executivo federal afirmar que a pandemia ‘está chegando ao fim’.

Ontem, Bolsonaro adiantou que o Ministério da Saúde está na iminência de aprovar que o uso de máscaras passe a ser opcional no país.

Leia mais

Sem máscara, Bolsonaro passeia de moto com apoiadores em Chapecó

Durante a entrevista de hoje à Rádio Farol, de Alagoas, o presidente voltou a sinalizar a mesma intenção.

“Não obrigaremos ninguém a tomar vacina, esperamos que até dezembro toda a população acima dos 18 anos seja vacinada e que entremos na plena fase de normalidade no nosso Brasil”, disse o presidente.

A pandemia já foi minimizada outras vezes pelo presidente. Em abril de 2020, Bolsonaro já havia dito que estava “começando a ir embora a questão do vírus”, repetindo em outubro do mesmo ano que a pandemia estava “acabando”.

De acordo com especialistas em saúde, mesmo com o avanço da vacinação, o cenário ideal para evitar uma nova onda da pandemia inclui o uso de máscaras e o distanciamento social.

Leia mais no UOL.

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República