Bolsonaro quer mais briga com governadores sobre ICMS, agora no STF

Há meses Bolsonaro responsabiliza governadores pelo aumento de preço nas bombas

Planalto Preservação

Mariane Veiga

Publicado em: 03/09/2021 às 15:35 | Atualizado em: 03/09/2021 às 16:34

Em mais um capítulo da briga com governadores, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta (2) que vai entrar com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir mudança na forma como os estados cobram o ICMS de combustíveis e lubrificantes.

O mandatário culpa recorrentemente a cobrança do tributo estadual pela alta dos combustíveis, um dos pontos que tem gerado desgaste para seu governo.

“Dizer a vocês que entraremos amanhã com uma ação direta de inconstitucionalidade por omissão [no STF] levando-se em conta a emenda constitucional 33 de 2001. O que é isso aí? Trata da cobrança de ICMS dos combustíveis”, disse Bolsonaro, durante sua live semanal.

Leia mais

Bolsonaro joga inflação galopante nas costas de governadores

A ação deve ser movida pela AGU (Advocacia-Geral da União).

De acordo com interlocutores, o governo deve alegar que a falta de regulamentação de uma emenda constitucional de 2001 gera desequilíbrio no pacto federativo.

Nesse sentido, a AGU deve pedir que o STF decida que o Congresso deve legislar sobre o tema, aprovando uma regulamentação com um valor uniformizado para o imposto.

Leia mais no Notícias ao Minuto.

Foto: Divulgação