Mais da metade dos brasileiros é contra Bolsonaro vender estatais

A venda de empresas estatais é um impasse entre pré-candidatos e possíveis candidatos ao Palácio do Planalto

Mais da metade dos brasileiros é contra Bolsonaro vender estatais

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 17/09/2021 às 12:30 | Atualizado em: 17/09/2021 às 12:30

Para a maioria da população brasileira (53%), o governo federal não deve vender nenhuma das empresas estatais que comanda.

Outros 25% dizem que o certo é liquidar parte das companhias, enquanto 16% falam em se livrar de todas. As informações são do Poder360.

Os que não souberam responder são 6%. Os dados foram aferidos em pesquisa PoderData realizada nesta semana,  de 13 a 15.

Ainda conforme o site, a venda de empresas estatais é um impasse entre pré-candidatos e possíveis candidatos ao Palácio do Planalto.

Em 2018, ainda em campanha, o presidente Jair Bolsonaro disse que, “se não tivesse uma solução”, iria propor a venda de 100% da Petrobras, a maior estatal brasileira.

Leia mais

Oposição vai à Justiça para evitar privatização dos Correios

Governo federal estuda privatização de 57 portos na Amazônia

Economista critica privatização da Eletrobrás e compara com Dilma

Impasse

Desse modo, no mesmo ano, depois de eleito, o ex-deputado Bolsonaro recuou da proposta e levantou a possibilidade de liquidar apenas “parte” da empresa.

Por outro lado, líder nas pesquisas de opinião, o ex-presidente Lula (PT) é contra privatizar a petrolífera. Em março deste ano, disse:

“​​Se o mercado quer ver a entrega da soberania nacional, não votem em mim. Nós não vamos privatizar”.

Além disso, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que, se eleito presidente, irá privatizar a companhia. “Falando com toda clareza e toda calma”.

Já o ex-candidato em 2018 Ciro Gomes (PDT) é contra.

“Se um dia eu chegar à Presidência do Brasil, toda essa alienação do esquartejamento da Petrobrás será nacionalizada novamente.

Leia mais no Poder360.

Foto: Arquivo/Agência Brasil