Promotor tenta investigar Gilmar Mendes, mas é condenado por colegas

Acusado de assédio processual contra ministro do Supremo, Daniel Zappia está sob julgamento do conselho de promotores que já formou maioria pela punição dele

promotor, investigar, gilmar, condenado

Publicado em: 18/09/2021 às 21:30 | Atualizado em: 18/09/2021 às 21:30

O promotor de Justiça mato-grossense Daniel Balan Zappia (foto) será  punido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com uma suspensão de 45 dias. Motivo: é acusado de assédio processual por ajuizar ações contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e familiares.

Em reunião do dia 14 deste mês, o CNMP formou maioria pela condenação de Zappia.

Em entrevista à Crusoé, Zappia disse que recebeu a notícia com “espanto e indignação”. Para ele, a punição vai inibir promotores e procuradores que esbarrarem em suspeitas envolvendo figuras poderosas.

Leia mais

“Caso seja confirmada a condenação, haverá um precedente do CNMP para a interferência na independência funcional dos membros do Ministério Público, em razão do mero exercício de suas atribuições em sede processual. No meu entendimento, as consequências serão devastadoras, a ponto de desestimular a investigação e a responsabilização de autoridades do alto escalão da República pelos membros do Ministério Público”, disse o promotor.

Foto: Crusoé/reprodução