A caminho do Amazonas, Aziz leva relatório da CPI da covid ao MP-SP

Documento tem arquivos sigilosos que ajudarão o MP nas investigações sobre a Prevent Sênior

A caminho do Amazonas, Aziz leva relatório da CPI da covid ao MP-SP

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazona

Publicado em: 11/11/2021 às 06:15 | Atualizado em: 11/11/2021 às 20:27

O senador Omar Aziz (PSD-AM), e os demais membros do comando da CPI da covid, entregou neste dia 10 o relatório ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP).

Com a participação da senadora Simone Tebet (MDB-MS), a comissão também levou o relatório à Câmara Municipal e ao Ministério Público do Trabalho de São Paulo.

Ao final, o grupo visitou o Instituto Butantan, que produz a vacina Coronavac, fundamental para o início da vacinação dos brasileiros contra a covid.

De acordo com Aziz, o documento tem arquivos sigilosos que ajudarão o MP nas investigações sobre a Prevent Sênior. Como resultado do trabalho da CPI, o órgão de controle criou uma força-tarefa para apurar as denúncias contra a empresa de saúde.

“Durante o enfrentamento à pandemia no Brasil houve diversos atos criminosos, que resultaram nas mais de 610 mil mortes de brasileiros. Os responsáveis pagarão pelo o que fizeram”, disse Aziz.

Leia mais

Deputados pedem apuração sobre pressão pela cloroquina em Manaus

CPI no Amazonas

Após a entrega do relatório ao MP-SP, nos próximos dias, Aziz e o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator Renan Calheiros (MDB-AL) devem ir ao Amazonas.

Nesse sentido, eles vão entregar o relatório também ao Ministério Público, federal (MPF) e estadual (MP-AM).

“Assim como será feito no Rio de Janeiro, em São Paulo e em outros lugares. Importante que as investigações sejam aprofundadas em todo o Brasil”.

Dessa forma, os indiciados do estado pela CPI, como o ex-secretário de Saúde Marcello Campelo e o governador Wilson Lima (PSC).

De acordo com Aziz, a recém-criada Frente Parlamentar Observatório da Pandemia já está acompanhando as investigações. 

“O que aconteceu no Brasil não pode ficar impune. Os brasileiros clamam por justiça e iremos até organismos internacionais para que todos sejam responsabilizados”, afirmou o senador.

Como resultado, Aziz afirmou que a comissão está recebendo toda ajuda para acompanhar a continuidade da investigação. Tanto no Brasil quanto em tribunais penais internacionais.

Leia mais

Aziz anuncia primeiros passos do observatório parlamentar da covid

Contribuição de peso

Conforme Aziz, a CPI foi buscar cooperação do jurista Miguel Reale Júnior e da juíza Sylvia Steiner para elaboração do relatório final.

A magistrada é ex-integrante da Corte Internacional de Haia.

Dessa maneira, o presidente da CPI disse que a participação deles foi fundamental para um resultado final com base técnica e jurídica.

Ao final, o senador do Amazonas deixou um recado aos adversários da CPI:

“Engana-se quem pensa que os trabalhos pós CPI estão parados. Seguimos em frente”.

Foto: Reprodução/Tv Cultura