Prefeito David Almeida entrega armas e veículos à Guarda Municipal

O gestor municipal anunciou também a realização do concurso público com 200 vagas para a Guarda Municipal em 2022

Prefeito David Almeida entrega armas e veículos à Guarda Municipal

Ednilson Maciel

Publicado em: 18/11/2021 às 16:16 | Atualizado em: 18/11/2021 às 16:16

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou hoje (18) a entrega de 250 armas de fogo, tipo pistolas semiautomáticas, calibre 9 milímetros e seis veículos à Guarda Municipal.

Durante a ação, o gestor municipal anunciou também a realização do concurso público com 200 vagas para a Guarda Municipal em 2022. 

“Vamos ter modernas viaturas à disposição da nossa Guarda Municipal e, certamente, estaremos dando um salto de qualidade no serviço, dando total segurança à população naquilo que se refere à Prefeitura de Manaus”, enfatizou.

Ele disse que  terminais, feiras, locais de circulação, todos esses contarão com a presença da Guarda Municipal.

“Vamos ter um moderno sistema de segurança pública, englobando a Semtepi (Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação) e o CCC (Centro de Cooperação da Cidade), para dar celeridade e segurança ao trabalho da Guarda Municipal”, acrescentou.

Entre os veículos entregues, estão duas motos elétricas modelo scooter, dois patinetes elétricos e dois carros para o patrulhamento na cidade.

Leia mais

Prefeito de Manaus anuncia concurso público na saúde com mais de 2 mil vagas

Processo seletivo e concurso

A princípio, um grupo de 60 guardas irá utilizar o armamento, conforme processo seletivo interno, composto por seis fases.

Apesar de a Guarda Municipal ter atualmente 421 servidores em seu efetivo, apenas 165 estão aptos a participar do processo seletivo.

Da mesma forma, David também anunciou que irá realizar o aumento no número de servidores efetivos da Guarda Municipal a partir do ano que vem, com a realização de um concurso público.

Por isso, ele anunciou a previsão para a próxima semana o envio, à Câmara Municipal de Manaus (CMM), do estatuto da Guarda Municipal, o plano de carreira, uma luta de 72 anos.

Além disso, Almeida explicou que só os 165 efetivos poderão utilizar o armamento.

“Desses, em 2022, 112 podem se aposentar. Por isso, vamos lançar, muito provavelmente em janeiro do ano que vem, o edital do concurso público da Guarda Municipal. Serão 200 vagas, sem cadastro reserva, que irão nos ajudar na segurança pública da cidade de Manaus”, prometeu.

Leia mais

David faz movimento para além de Manaus e almoça com 26 prefeitos

Dia histórico

O chefe da Casa Militar, Willian Dias, ressaltou a importância da ação realizada pela Prefeitura de Manaus.

Ele citou, principalmente, pela valorização da categoria que buscava  a criação do estatuto há mais de 70 anos.

“Hoje é um dia histórico para a segurança pública municipal. Um dia que, outrora, era considerado um sonho ou até uma utopia. Enquanto chefe da Casa Militar, é uma honra participar desse momento. Ação essa que era buscada há 72 anos e foi realizada nesta gestão”, finalizou.

Foto: Divulgação/Semcom