Mais de 200 entidades pedem à Câmara impeachment de Paulo Guedes

O ministro da Economia é denunciado por crimes de responsabilidades cometidos durante a pandemia da covid-19

Paulo Guedes testa positivo para Covid

Ferreira Gabriel

Publicado em: 09/12/2021 às 16:59 | Atualizado em: 09/12/2021 às 16:59

Um grupo que reúne mais de 200 entidades da sociedade civil protocolou hoje na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment do ministro da Economia, Paulo Guedes, por crimes de responsabilidades cometidos durante a pandemia da covid-19.

Entre os principais motivos citados pela Coalizão Direitos Valem Mais, a Plataforma Dhesca Brasil e a Coalizão Negra por Direitos, estão que o ministro deixou de prever gastos com o combate à doença no Orçamento de 2021, e que ele suspendeu o pagamento do auxílio emergencial em outubro de 2020.

Durante aquele mês, o Brasil registrou mais de 720 mil casos e 16 mil mortos pela doença causada pelo coronavírus, de acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

“Dificultar o acesso de brasileiras e brasileiros a uma renda mínima foi uma estratégia deliberada para impedir e desestimular as medidas de isolamento social, violando patentemente os direitos fundamentais e sociais previstos na Constituição – o que é tipificado como crime de responsabilidade”, disse em nota Eloísa Machado, advogada que representa a Coalizão Direitos Valem Mais.

Os grupos também mencionam a denúncia feita à CPI da Covid de que o ministério teria agido junto da operadora de planos de saúde Prevent Senior para promover o uso de remédios ineficazes, e que Guedes fragilizou a capacidade das instituições de proteger o meio ambiente.

Leia mais no UOL

Leia mais

Vida piorou com Bolsonaro para 37% dos brasileiros, diz pesquisa

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado