Carnaval em Manaus não tem festa nem bloco na rua, decide prefeito
Os motivos para a proibição do carnaval são o aumento de casos da covid (coronavírus), as síndromes gripais, principalmente a influenza (H2N3)

Mariane Veiga
Publicado em: 07/01/2022 às 15:22 | Atualizado em: 07/01/2022 às 15:49
Conforme divulgou mais cedo o BNC Amazonas, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), decidiu que a capital não terá carnaval de rua, nem mesmo festa. A informação foi distribuída no início da tarde desta sexta (7).
Os motivos para a proibição do carnaval são o aumento de casos da covid (coronavírus), as síndromes gripais, principalmente a influenza (H2N3), e a combinação delas, batizada de “flurona”.
Confira a nota da prefeitura:
O prefeito de Manaus, David Almeida, após consulta à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que pautou sua análise no cenário da pandemia e das notificações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), que trazem recomendações técnicas, levando em estrita relevância os alertas técnicos feitos pelo Gabinete de Crise, resolve suspender as festas e blocos de rua de Carnaval, na cidade de Manaus, inclusive qualquer autorização sanitária para suas realizações neste ano de 2022.
A decisão leva em consideração a chegada em Manaus da nova variante Ômicron, da Covid-19, além do registro de dupla infecção por Covid-19 e Influenza na rede de saúde.
Outra razão é que as festas e blocos de rua de Carnaval têm características de movimento coletivo amplo e que não há como restringir a aproximação e o contato físico, ou monitorar e controlar a obrigatoriedade do uso de álcool, máscaras e protocolos de segurança.
Por essa razão, usando das mesmas cautelas da suspensão das festas de Réveillon em Manaus e considerando todo um conjunto de alertas sanitários, ficam os órgãos municipais orientados para todas as providências no sentido desta suspensão.
Leia mais
Amazonas volta a registrar alto número de infectados de covid
Foto: BNC Amazonas