AM recebe 3,4 mil doses para vacinar crianças e distribui aos municípios

Segundo o governador Wilson Lima, as vacinas serão entregues aos municípios ainda neste fim de semana

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/01/2022 às 15:51 | Atualizado em: 14/01/2022 às 19:37

O Amazonas recebeu nesta sexta-feira (14) a primeira remessa com 34.500 doses da vacina Pfizer contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.

Segundo o governador Wilson Lima, as vacinas serão entregues aos municípios ainda neste fim de semana.

Dessa forma, o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), enviou os imunizantes, cujo rótulo é de cor laranja.

“Essas doses já estão na Fundação de Vigilância em Saúde e no procedimento para descongelar essas vacinas, e neste fim de semana vamos entregar para as prefeituras”, destacou Wilson Lima.

Do mesmo modo, o secretário de Saúde, médico Anoar Samad, destacou a distribuição das doses para as secretarias municipais.

“Na segunda-feira todas as prefeituras, ou pelo menos a maioria delas já possa estar disponibilizando a vacina”, explicou o secretário de Saúde.

Leia mais

Amazonas já terá vacina para crianças neste final de semana

Aplicação

Além disso, a vacinação contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos será escalonada. Ou seja, por grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS).

O escalonamento para a vacinação contempla, inicialmente, crianças com deficiência permanente ou com comorbidades.

O cronograma segue com indígenas e quilombolas; crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de covid-19.

Após esses públicos, as doses vão estar disponível para as crianças sem comorbidades na seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos; entre 8 e 9 anos; 6 e 7 anos; e com 5 anos de idade.

Não há exigência de apresentar prescrição médica para a vacinação no estado, mas os pais ou responsáveis pela criança devem estar presentes manifestando concordância com a imunização.

Sobretudo, o intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas.

Por fim, as orientações do PNI/MS também destacam que a vacina contra covid-19 deve ser administrada com intervalo de 15 dias da aplicação de outras vacinas do calendário infantil.

Fotos: Herick Pereira/Secom e Arthur Castro/Secom