Braga declara gastos de R$ 5,2 milhões em dois turnos de campanha

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Publicado em: 07/09/2017 Ă s 00:43 | Atualizado em: 07/09/2017 Ă s 00:46

Por Rosiene Carvalho, da RedaĂ§Ă£o

 

 

O senador Eduardo Braga (PMDB), que disputou e perdeu a EleiĂ§Ă£o Suplementar para governador do Estado, declarou ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) arrecadaĂ§Ă£o e gasto de R$ 5,2 milhões nos dois turnos da campanha.

O total declarado ao TRE-AM, considerando os recursos financeiros e as doações estimĂ¡veis em dinheiro, colocam os gastos de Braga equiparado aos custos declarados ao tribunal pela campanha adversĂ¡ria do candidato eleito Amazonino Mendes (PDT).

Amazonino informou ao tribunal que sua campanha em primeiro e segundo turno teve custo de R$ 5,3 milhões.

Mas, quando se analisa os detalhes da aplicaĂ§Ă£o dos recursos, hĂ¡ grandes diferenças nas declarações dos dois candidatos.

De acordo com as informações prestadas ao TRE-AM nesta quarta-feira, dia 6, Braga doou à sua campanha um valor de R$ 200 mil. Recursos de doações individuais de pessoas físicas somaram R$ 1,3 milhões.

O maior montante, no entanto, veio de recurso de partido polĂ­tico: R$ 3, 5 milhões. HĂ¡, ainda, R$ 8 mil proveniente, segundo a declaraĂ§Ă£o de receita do candidato, de “rendimentos de aplicaĂ§Ă£o financeira”.

Diferenças

Segundo a prestaĂ§Ă£o de contas apresentada ao TRE-AM, Braga gastou R$ 378.250 mil com despesas de transporte ou deslocamentos durante a campanha.

O adversĂ¡rio que o derrotou nas urnas declarou quase o dobro com este item: R$ 628 mil.

Com publicidade de campanha impressa ( cartazes, praguinhas e informativos, em geral) Braga declarou gasto superior ao de Amazonino: R$ 210.819,70, enquanto o adversĂ¡rio que o derrotou diz ter gasto neste item R$ 182.120 mil.

Por outro lado, Amazonino foi mais mĂ£o aberta nos gastos na campanha na internet enquanto Braga, em comparaĂ§Ă£o ao que foi declarado pelo adversĂ¡rio, economizou.

Amazonino indicou que desembolsou R$ 423.605 na campanha feita na internet por meio de criaĂ§Ă£o e inclusĂ£o de pĂ¡ginas na internet. Braga declarou gasto de R$ 90 mil.

Um dos maiores gastos de campanha de Braga nesta eleiĂ§Ă£o suplementar foi com pesquisas ou testes eleitorais: R$ 391 mil. Em vĂ¡rios momentos da campanha, quando questionado sobre as pesquisas publicadas, Braga tentou desqualificar as mesmas e demonstrou irritaĂ§Ă£o com os resultados.

A campanha da coligaĂ§Ă£o “UniĂ£o pelo Amazonas” informou ter gasto R$ 1,453 milhões na produĂ§Ă£o de programas de rĂ¡dio e TV. O valor equivale a R$ 1 milhĂ£o a mais do valor declarado pela campanha de Amazonino Mendes, que informou ter gasto neste item R$ 412 mil.

A propaganda em rĂ¡dio e TV foi considerada o diferencial na construĂ§Ă£o da imagem de Amazonino junto ao eleitorado que decidiu votar nele e um dos principais pontos fracos de Braga na sua estratĂ©gia eleitoral.

Outro detalhe da prestaĂ§Ă£o de contas de Braga apresentada ao TRE-AM Ă© que o ex-secretĂ¡rio de Fazenda de sua gestĂ£o no Governo do Estado, Isper Abrahim, assina os documentos como “administrador financeiro” da campanha.

Despesas estimadas

O BNC acessou os dados da prestaĂ§Ă£o de contas de Eduardo Braga por meio do link do Processo Judicial Eleitoral (PJE) no site do TRE-AM. A quarta-feira era o prazo final para prestaĂ§Ă£o de contas da campanha.

Os dados disponibilizados no PJE somam, tanto na arrecadaĂ§Ă£o quanto nos gastos, as despesas estimadas em dinheiro.

Em geral, as despesas estimadas em dinheiro sĂ£o trabalhos voluntĂ¡rios que tambĂ©m precisam ser declarados na prestaĂ§Ă£o de contas, embora sejam abatidas no final para nĂ£o dar impressĂ£o de sobras ou dĂ­vidas irreais nas campanhas.

No sistema DivulgaCand, que ainda nĂ£o disponibilizou todos os dados, essas despesas estimadas em dinheiro serĂ£o abatidas do total de gastos. Mas, nĂ£o representam a maior parte das despesas dos candidatos.

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