Bolsonaro chama nordestino de `pau de arara´ e é denunciado no STF

A denúncia contra Bolsonaro é por "praticar e induzir o preconceito contra o povo nordestino", crime previsto no artigo 20 da Lei 7.716/1989

Bolsonaro usa fala de cunho racista a apresentador: ‘Tu é meio escurinho’

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 08/02/2022 às 17:45 | Atualizado em: 08/02/2022 às 17:48

O presidente e Jair Bolsonaro (PL) se referiu a assessores nordestinos como “pau de arara”. Com isso, uma notícia-crime foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o mandatário.

É que o termo é considerado pejorativo. A ação foi feita pelo advogado João Arnaldo Novaes, pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo PSOL, como informa o site Notícias ao Minuto.

O presidente fez a declaração durante a “live” semanal na última quinta-feira (3), quando Bolsonaro comentava a revogação de decretos de luto oficial editados por seus antecessores.

Dessa forma, ele se expressou na transmissão:

“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô? Juazeiro do Norte, parabéns aí. Ceará, desculpa aí”.

Assim, na ação enviada ao STF, o advogado pernambucano pede que as redes sociais removam o vídeo.

Em suma, Novaes pediu que o STF intime a Procuradoria-Geral da República (PGR) para analisar o caso. E, dessa maneira decidir se oferece denúncia contra Bolsonaro por “praticar e induzir o preconceito contra o povo nordestino”, crime previsto no artigo 20 da Lei 7.716/1989.

Leia mais no Notícias ao Minutos.

Leia mais

Moraes autoriza envio de provas contra Bolsonaro sobre milícia digital

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil