Manaus, uma cidade doente (parte 2)
Em seu artigo de hoje, Aldenor Ferreira fala das "famigeradas igrejas neopentecostais" e diz que Manaus, cidade doente, vive a โpandemia do enganoโ, da deturpaรงรฃo da mensagem bรญblica

Neuton Correa, Aldenor Ferreira*
Publicado em: 12/02/2022 ร s 07:20 | Atualizado em: 08/10/2024 ร s 16:44
No texto da semana passada, falei das doenรงas infectocontagiosas que hรก muito tempo afligem a cidade de Manaus, como a hansenรญase e a tuberculose. Hoje, falarei de outra doenรงa, tรฃo grave quanto estas โ a doenรงa do neopentecostalismo.ย
De acordo com o levantamento feito pela Ordem dos Ministros Evangรฉlicos do Amazonas (Omeam), publicado no portal searanews.com.br, nos รบltimos 20 anos, a capital amazonense apresentou um crescimento de 325% no nรบmero de igrejas, totalizando cerca de 8,5 mil templos.
Nรฃo รฉ possรญvel afirmar que todos esses templos sejam do movimento neopentecostal, mas, convenhamos, รฉ um crescimento alto. ร importante dizer, tambรฉm, que, dentro do protestantismo brasileiro, hรก uma enorme diversidade de denominaรงรตes.
Todavia, grosso modo, podemos organizar as igrejas evangรฉlicas no Brasil da seguinte forma: tradicionais-histรณricas, pentecostais e neopentecostais, contando ainda com as adventistas.
ร guisa de exemplo, podemos dizer que a Igreja Presbiteriana do Brasil, a Igreja Luterana, a Igreja Metodista e a Igreja Batista, sรฃo tradicionais-histรณricas, ainda que possuam โversรตes renovadasโ, com teologia e liturgia neopentecostalizada โ o que explicarei adiante.
No campo das igrejas pentecostais, temos como principal exemplo a Igreja Assembleia de Deus e suas ramificaรงรตes, bem como a Igreja Deus รฉ Amor. Elas tambรฉm sofreram influรชncias da teologia neopentecostal, fundamentalmente, a partir dos anos 2000, o que promoveu diversos rachas entre elas.
Por fim, temos as famigeradas igrejas neopentecostais, cujo surgimento no Brasil ocorreu no final dos anos 70 do sรฉculo XX, ainda que sua expansรฃo e notoriedade tenham ocorrido, fundamentalmente, a partir da dรฉcada de 1990. Os principais expoentes desse segmento sรฃo: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus e a Igreja Internacional da Graรงa de Deus.
ร importante essa distinรงรฃo, pois, quando se trata do segmento evangรฉlico no paรญs, nรฃo hรก homogeneidade. Dependendo da denominaรงรฃo, a matriz teolรณgica e a liturgia mudam bastante, nรฃo sendo possรญvel a generalizaรงรฃo de seus usos e costumes para todos.
Em meio a tudo isso, pode ser que vocรช esteja se perguntando: mas o que vem a ser a teologia neopentecostal? Para mim, trata-se de um amontoado de erros hermenรชuticos, exegรฉticos e histรณricos, mas vamos ร s explicaรงรตes possรญveis dentro deste espaรงo.
A teologia neopentecostal acrescentou ao culto e ร vida cristรฃ alguns elementos, tais como: batalha espiritual, maldiรงรตes hereditรกrias, possessรตes demonรญacas que resultam em doenรงas fรญsicas e emocionais, bem como o fracasso financeiro. Seus cultos nรฃo sรฃo teocรชntricos, mas, sim, antropocรชntricos, com o fiel precisando ser liberto por uma figura humana de alguma coisa o tempo todo. Poucos sรฃo os momentos de culto a Deus.
Nesse รขmbito, a libertaรงรฃo รฉ condiรงรฃo sine qua non para a prosperidade, pois, antes dela, a pessoa deixa de ter รชxito em todas as รกreas de sua vida por conta de pecados, aรงรตes de demรดnios, maldiรงรตes hereditรกrias etc. Ou seja, ele/a precisa ser liberto/a, o que deve ocorrer em um templo e pelas mรฃos de alguรฉm que nรฃo prega a palavra de Cristo, mas busca atingir seus prรณprios interesses.
Outro aspecto importante da teologia neopentecostal รฉ a chamada fรฉ rhema, onde o crente รฉ sustentado por tudo aquilo que sai da boca de Deus, de sua Palavra โ viabilizada por um pastor. Entรฃo, ele/a sรณ precisa ter fรฉ, muita fรฉ, pois, se hรก alguma promessa, uma benรงรฃo na Bรญblia, ela acontecerรก na sua vida apรณs sua libertaรงรฃo. Uma vez livre, ele/a poderรก exigir/determinar a liberaรงรฃo da sua benรงรฃo.
Noutras palavras, se a pessoa รฉ cristรฃ, filha de Deus, nessa visรฃo religiosa, ela necessariamente tem que ser financeiramente prรณspera.
Todavia, do comeรงo ao fim, tanto no novo quanto no velho testamento, o centro da mensagem bรญblica nรฃo รฉ a riqueza material, nรฃo รฉ a promessa de vida prรณspera e abastada neste mundo, pelo contrรกrio, conforme o registro de Joรฃo 16:33, o prรณprio Jesus disse que neste mundo terรญamos afliรงรตes, mas bom รขnimo, pois ele venceu no mundo โ ou seja, a รบnica promessa รฉ a de que haverรก esperanรงa para seguir e nรฃo dinheiro para ganhar.
Nรฃo รฉ difรญcil concluir, entรฃo, que a mensagem de Jesus vai em direรงรฃo oposta ร pregaรงรฃo neopentecostal e nos coloca o seguinte questionamento: afinal, qual รฉ, de fato, o propรณsito da igreja cristรฃ? Qual รฉ a razรฃo de sua existรชncia? Bem, seja ela catรณlica ou protestante, essas perguntas nรฃo sรฃo respondidas com a busca por bens materiais ou por um estilo de vida nababesco e hedonista.
Segundo o registro feito por Mateus, no capรญtulo 6:33 de seu evangelho, certa vez, Jesus, ao falar das preocupaรงรตes da vida, como comer, beber e vestir, disse: โbusquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiรงa, e todas essas coisas lhes serรฃo acrescentadasโ.
Antes disso, no mesmo capรญtulo, ele jรก havia exortado para que o povo nรฃo acumulasse โtesouros na terra, onde a traรงa e a ferrugem destroem e onde os ladrรตes arrombam e furtamโ. O que Cristo faz รฉ orientar seus ouvintes a acumular โtesouros nos cรฉus, onde a traรงa e a ferrugem nรฃo destroem e onde os ladrรตes nรฃo arrombam nem furtamโ.
Voltando ร questรฃo da fรฉ rhema, รฉ preciso registrar que a fรฉ cristรฃ, a verdadeira, tambรฉm nรฃo รฉ algo puramente abstrato ou mรกgico, ela รฉ, acima de tudo, uma fรฉ racional, uma convicรงรฃo que se materializa em valores e aรงรตes prรกticas na vivรชncia do cotidiano. Essa convicรงรฃo faz com que o culto do verdadeiro cristรฃo seja prestado de forma racional, consciente e livre. Esse fundamento vem dos escritos de Paulo de Tarso, que ocupa lugar central no novo testamento.
Em sua carta ร igreja de Roma, no capรญtulo 12.1, Paulo roga ร queles fiรฉis que โse ofereรงam em sacrifรญcio vivo, santo e agradรกvel a Deusโ, pois este seria um culto racional. No verso seguinte, ele pede aos cristรฃos que โnรฃo se amoldem ao padrรฃo deste mundo, mas que se transformem pela renovaรงรฃo da sua menteโ, concluindo que isso deve ser feito โpara que [os fiรฉis] sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradรกvel e perfeita vontade de Deusโ.
E qual seria essa boa, perfeita e agradรกvel vontade? O prรณprio texto bรญblico, em sรญntese, revela: amar a Deus sobre todas as coisas, amar ao prรณximo como a si mesmo, pregar o evangelho e cuidar dos รณrfรฃos e viรบvas. Trazendo essa mensagem para os dias atuais, isso significa cuidar dos necessitados, assistindo-os em suas necessidades materiais e/ou espirituais.
Portanto, a verdadeira igreja cristรฃ, o verdadeiro culto cristรฃo โ nรฃo รฉ uma reuniรฃo, nisso insisto, รฉ um culto โ deve ser racional e vertical, dirigido somente a Deus. Um culto teocรชntrico, uma adoraรงรฃo sincera e inteligรญvel.
Isso implica dizer que, em uma ocasiรฃo como essa, nรฃo hรก espaรงo para pedir dinheiro, fazer promessas de prosperidade, realizar curas sobrenaturais, expulsar demรดnios, quebrar maldiรงรตes ou fazer barganhas com Deus.
Mesmo assim, seguindo, teoricamente, os mesmos escritos, nรฃo รฉ isso que se vรช nas atuais igrejas neopentecostais brasileiras. Sua liturgia รฉ conduzida pela irracionalidade, pela emoรงรฃo, pelo medo, pela chantagem, por falsas promessas de vida prรณspera mediante o pagamento de alguma coisa, configurando, enfim, uma liturgia do charlatanismo. Nesses lugares, o fiel รฉ levado a adorar qualquer coisa, menos a Deus.
Seria possรญvel nos enveredarmos por essa crรญtica em inรบmeros textos que desconstroem a teologia neopentecostal, mas deixemos para outras incursรตes, pois o que pretendemos aqui e falar dessa questรฃo na cidade de Manaus, considerando sua contaminaรงรฃo pelo vรญrus do neopentecostalismo.
Cidade essa que, vale destacar, tem mais de 2 milhรตes de habitantes e toda sorte de problemas sociais. Sรณ nos รบltimos trinta anos, Manaus passou a ser disputada e dominada por facรงรตes criminosas, tornando-se rota do trรกfico internacional de drogas e, mesmo com a pujanรงa econรดmica dada pelo Polo Industrial, ainda รฉ uma cidade violenta, desigual e desumana, o que equivale a um terreno fรฉrtil para o proselitismo neopentecostal.
Lรก, as trรชs maiores denominaรงรตes neopentecostais do Brasil e do mundo, atuando como empresas, disputam palmo a palmo cada espaรงo da cidade, cada territรณrio e cada fiel. A cidade vive a โpandemia do enganoโ, da deturpaรงรฃo da mensagem bรญblica original e do verdadeiro propรณsito de uma igreja cristรฃ.
A doenรงa do neopentecostalismo, assim como as biolรณgicas citadas no texto da semana passada, tรชm infectado e levado a รณbito muitas pessoas. Neste caso, nรฃo se trata de morte fรญsica, mas sim, de engano, de morte da alma, da esperanรงa, do amor e da fรฉ.
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Foto: Facebook/Igreja Apostรณlica Novo Amanhecer/Manaus