Parlamentares culpam Guedes por decreto ruim à ZFM

Protesto é contra o decreto que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 25%

Bancada se reúne hoje com algoz da ZFM

Iram Afaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 25/02/2022 às 19:40 | Atualizado em: 25/02/2022 às 20:27

O decano da bancada do Amazonas no Congresso, deputado Átila Lins (Progressistas), disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes, nunca escondeu sua “má vontade contra a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Lins protestou contra o decreto assinado, nesta sexta-feira (25), pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 25%.

O ministro Guedes mentiu aos parlamentares e empresário ao prometer que a medida iria excluir os produtos já fabricados na Zona Franca de Manaus.

“Minha posição é de protesto contra a decisão do ministro Paulo Guedes que nunca escondeu sua má vontade com a Zona Franca. Baixou um decreto reduzindo o IPI linearmente, sem levar em consideração as vantagens comparativas da Zona Franca”, criticou Lins.

Como reação, ele diz que a bancada do Amazonas vai reunir para tirar uma nota de protesto e, ao mesmo tempo, examinar quais as alternativas para tentar derrubar o decreto.

“Não sei se a via judicial é possível em função da Zona Franca está inserida na Constituição da República”, explicou.

Para o deputado Sidney Leite (PSD) a medida é lamentável, sobretudo após reuniões feitas com o ministro Guedes com a bancada, os empresários e governo do Estado.

“Com a decisão, fica clara a indisposição desse governo com a Zona Franca de Manaus. É um duro golpe contra o modelo, mas nós vamos enfrentar. Teremos reunião da bancada neste sábado, às 10 horas, no sentido de articular essa reação”, disse.

“Evidentemente estou impactado pela perspectiva de perdermos a competitividade na Zona Franca de Manaus. Vamos analisar com muita calma a medida de redução do IPI. O nosso coordenador de bancada, senador Omar Aziz, deverá convocar uma reunião com toda a bancada federal amazonense e todos que são a favor do Amazonas assinarão uma nota com posição pública clara”, informou o deputado Bosco Saraiva (Solidariedade)

O senador Plínio Valério (PSDB) diz que o importante será discutir uma reação na reunião da bancada. “Decisão tem que ser coletiva”, defendeu.

Leia mais

Guedes, enfim, consegue: Bolsonaro dá golpe de morte na ZFM com o IPI

Foto: Divulgação