PT pede que TSE investigue Bolsonaro e MEC por favorecer pastores

Para o partido, as supostas irregularidades na distribuiรงรฃo de verbas pรบblicas configuram abuso de poder polรญtico e econรดmico

Interferรชncia na PF: caso pode ser estreia de Bolsonaro na primeira instรขncia

Ednilson Maciel, da Redaรงรฃo do BNC Amazonas

Publicado em: 26/03/2022 ร s 11:09 | Atualizado em: 26/03/2022 ร s 11:09

O PT acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que investigue o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educaรงรฃo, Milton Ribeiro, pelo suposto favorecimento a pastores.

Segundo o g1, para o partido, as supostas irregularidades na distribuiรงรฃo de verbas pรบblicas configuram abuso de poder polรญtico e econรดmico. Isso pode levar ร  inelegibilidade.

A princรญpio, o jornal “Folha de S.Paulo” divulgou um รกudio no qual o ministro afirma que repassa verbas para municรญpios. As indicaรงรตes eram feitas por dois pastores a pedido de Bolsonaro.

Da mesma forma, o jornal “O Estado de S. Paulo” jรก havia apontado a existรชncia de um “gabinete paralelo” de pastores que controlaria verbas e agenda do Ministรฉrio da Educaรงรฃo.

Entรฃo, a representaรงรฃo do PT, assinada pela presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, e pelo lรญder do partido na Cรขmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), foi apresentada ร  Justiรงa Eleitoral na quinta-feira (24).

Portanto, caso a aรงรฃo avance, pode abrir uma frente de apuraรงรฃo sobre as repercussรตes eleitorais do esquema no MEC.

Alรฉm disso, o PT pede que o TSE adote as providรชncias cabรญveis contra os dois. Uma eventual puniรงรฃo pode deixar Bolsonaro e o ministro inelegรญveis.

Leia mais no g1.

Leia mais

Polรญcia Federal comeรงa a investigar repasse de verba no MEC

Foto: Carolina Antunes/PR