Lei de Nejmi obriga rede pública a fazer exame de conização no Amazonas
A conização é um procedimento no qual um pedaço do colo do útero, em formato de cone, é retirado para ser avaliado em laboratório

Mariane Veiga
Publicado em: 07/04/2022 às 17:31 | Atualizado em: 07/04/2022 às 18:02
O estado do Amazonas agora tem a lei Nº 5.817 de 31 de março de 2022, que obriga a realização do exame de conização em hospitais públicos de atenção à saúde da mulher, para a prevenção e o tratamento do câncer de colo uterino, mediante diagnóstico precoce.
A autora da nova lei é a deputada estadual Nejmi Aziz (PSD), que desde o ano passado, busca garantir o acesso das mulheres amazonenses a este procedimento cirúrgico.
A conização é um procedimento no qual um pedaço do colo do útero, em formato de cone, é retirado para ser avaliado em laboratório.
Essa análise é feita quando há a identificação de alguma alteração no resultado do exame preventivo, e pode confirmar ou não, o diagnóstico precoce de câncer.
A deputada Nejmi Aziz afirma que “esta lei ajudará a reduzir os números alarmantes de mulheres acometidas por este tipo de câncer, que é evitável e tratável, quando descoberto precocemente” destacou a parlamentar.
Ainda de acordo com a nova lei, os estabelecimentos hospitalares públicos de atenção à mulher deverão divulgar a lei nº 5.817, de 31 de março de 2022, para que as mulheres possam ter conhecimento do direito nela assegurado.
A lei também institui a Semana Estadual de Conscientização sobre Medidas de Prevenção do Câncer de Colo Uterino, para disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a prevenção e redução dos casos deste tipo de câncer no estado do Amazonas.
Política de prevenção
Durante a campanha Março Lilás 2021, Nejmi foi recebida pelo governador Wilson Lima (União Brasil) para discutir a ampliação da política de prevenção do câncer do colo do útero no Amazonas.
Lima, então, respondeu positivamente à deputada para a ampliação da conização na rede de saúde.
Mais do que isso, prometeu estender o serviço na capital e implantar a conização nos municípios.
Recentemente, o Governo do Amazonas anunciou inicio das obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, em área anexa à Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon).
Segundo Nejmi, “esse centro será fundamental no combate ao câncer do colo do útero, e ajudará a mudar a realidade do estado do Amazonas, que infelizmente, lidera os índices de câncer uterino em todo o Brasil”.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 700 mulheres amazonenses poderão ser acometidas pelo câncer uterino, somente no ano de 2022.
O centro de referência terá quatro salas cirúrgicas e quatro consultórios para a realização do procedimento de conização.
Além disso, também contará com um anfiteatro, onde serão ministrados cursos, treinamentos, habilitação e qualificação de profissionais de saúde nas patologias do trato genital inferior.
No total, a área construída do centro será de 761, 25 metros quadrados e a previsão é que a obra dure quatro meses.
Leia mais
Promulgado projeto de Nejmi Aziz da prevenção do câncer uterino
Foto: divulgação