Três da bancada do AM estão entre os maiores influenciadores do Twitter
Entre os parlamentares, o senador Omar Aziz aparece entre os dez maiores influenciadores no grupo chamado “Cenário da Oposição”

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 26/04/2022 às 21:07 | Atualizado em: 26/04/2022 às 21:09
O senador Omar Aziz (PSD) e os deputados federais José Ricardo (PT) e Delegado Pablo (PL) estão entre os maiores influenciadores do Congresso Nacional no Twitter em 2021, segundo levantamento feito pelo site Núcleo e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IPBAD).
A lista dos maiores influenciadores foi feita a partir de três métricas: popularidade (seguidores), autoridade (prestígio) e articulação (capacidade de difundir).
Na combinação deles, a pesquisa indicou a lista dos dez mais influentes na qual nenhum parlamentar do Amazonas aparece, porém, no quesito autoridade, o novato José Ricardo se destaca na 5ª colocação.
Tratam-se dos parlamentares que possuem prestígio na rede social e têm perfis referência em relação à divulgação dos conteúdos sobre política.
O petista está na frente, por exemplo, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que ocupa a 10ª posição nesse ranking e consta na lista principal.
Nesse grupo, só estão à frente do deputado do Amazonas seus correligionários: Alexandre Padilha (SP), Gleisi Hoffmann (PR), Henrique Fontana (RS) e Paulo Pimenta (RS).
Na avaliação de Ricardo, essa posição de destaque se deve as suas postagens críticas em relação a vários temas, mas sempre com viés propositivo.
“Porque as pessoas querem também respostas. Querem saber o que você propõe e qual a solução para o problema. Então, a gente procura fazer dessa forma, isso pode ser que esteja influenciando também”, avaliou.
Leia mais
Omar dispara contra Marco Aurélio que é a favor da “graça” de Bolsonaro
Omar
O senador Omar aparece entre os dez maiores influenciadores no grupo chamado “Cenário da Oposição”.
São parlamentares de oposição a Bolsonaro que ganharam expressividade por unir esquerda, direita progressista e até mesmo ex-apoiadores do governo.
Aziz ocupa a 6ª colocação na métrica autoridade e 9ª na articulação. Nesta última, eles são avaliados pela capacidade de difusão de conteúdos. “São perfis com maior capacidade de difundir as informações em nichos de audiência distintos.”
O senador do Amazonas está ao lado de congressistas como Marcelo Freixo (PSB-RJ), Fabiano Contarato (PT-ES), Renan Calheiros (MDB-AL), Simone Tebet (MDB-MS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Randolfe Rodrigues.
Pablo
Delegado Pablo está entre os dez maiores influenciadores no chamado grupo novas conexões entre parlamentares. O deputado amazonense aparece na 2ª posição na métrica articulação e 14ª na autoridade.
No grupo, estão parlamentares que interagiram com os perfis de Arthur Lira (PP) e Davi Alcolumbre (União Brasil), respectivamente presidentes da Câmara e do Senado durante o período da pesquisa.
Os dois perfis geraram conexões com opositores de Bolsonaro e também se conectaram a parlamentares da base governista e figuras da direita política não articulada ao presidente.
“Neste agrupamento, também são encontrados políticos que almejam cargos no Executivo e associados ao movimento da terceira via eleitoral, como André Janones (Avante) e Sérgio Moro (União Brasil)”, diz a pesquisa.
A rede de interações foi desenvolvida a partir da base de dados do Monitor Nuclear, que reuniu 4.361 publicações de políticos e personalidades da comunidade entre os meses de janeiro de 2021 e janeiro de 2022.
Foto: Divulgação