Saullo Vianna sugere fim da isenção de ICMS às empresas aéreas

Parlamentar cogitou o corte o incentivo fiscal porque o preço das passagens para o interior do AM disparou, apesar da isenção

Saullo Vianna passagens aéreas

Neuton Correa, da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 17/05/2022 às 15:31 | Atualizado em: 17/05/2022 às 15:34

O deputado estadual Saullo Vianna (União Brasil) sugeriu, nesta terça-fera (17), que o Amazonas corte a isenção fiscal que dá às empresas aéreas que operam no Estado.

A medida foi cogitada por ele em discurso que fez na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).

Para o parlamentar, as companhias não estão repassando ao consumidor o valor que recebem da renúncia fiscal que o governo faz sobre ICMS na compra de combustíveis.

Consequência disso, afirmou, o peço das passagens aumentou nas viagens para o interior do Estado.

Ele citou como exemplo o preço das passagens para o Festival Folclórico de Parintins, no fim de junho, que estão variando, no trecho, de R$ 1,5 mil a R$ 3,2 mil.

Articulação institucional

Saullo disse que se unirá à Comissão de Defesa do Consumidor da ALE-AM, com o objetivo de acionar o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM). Ele quer o órgão notifique as empresas, a fim dar esclarecimentos sobre os valores praticados.

Ele também disse que irá à Defensoria Pública do Estado propor uma ação pedindo que as empresas mostrem a composição de preços das passagens e comentou:

“Vamos lutar para que possamos trazer os preços para um valor justo. E se for comprovado que as empresas não estão abatendo o valor do ICMS no preço final aos clientes, vamos lutar para que, pelo menos, o decreto que concede esse incentivo seja revogado, pois estamos tendo perda de receita estadual”, afirmou.

Leia mais

Deputado apresenta ideia para volta das viagens de barco no Amazonas

Para Saullo Vianna, os valores são absurdos.

“Os valores das passagens estão absurdas, e são viagens que demoram de 40 minutos a 1 hora. Também temos observado esse aumento nos valores das lanchas, que tem sido cobrado o dobro do que é praticado fora do período da festa. E isso afeta também moradores de São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Carauari”, acrescentou.

Isenção de ICMS

A portaria nº 189/2019 da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz), publicada em 16 de abril de 2019, prorrogou o credenciamento das empresas para cotas mensais de querosene de aviação (QAV), destinado ao cálculo de ICMS com esses combustíveis a ser consumido exclusivamente na prestação de serviço de transporte aéreo de passageiros.

Segundo o deputado, com esse benefício concedido pelo governo, o estado deixa de recolher o valor para que as empresas permaneçam operando e, em contrapartida, ofereçam um preço de passagem mais justo.

“O que estamos observando é justamente o contrário, as empresas estão ganhando mais. Quando a gente fala de isenção, a gente fala de renúncia fiscal. Ou seja, é um recurso que deixa de entrar nos cofres do Estado para que possa ser investido na saúde, infraestrutura, setor primário. E hoje essa isenção fiscal não está chegando até o consumidor”, pontuou o deputado.

Foto: divulgação/ALE-AM