Barroso determina que governo adote medidas para achar desaparecidos
Barroso diz que o desaparecimento de Dom e Bruno รฉ "fato pรบblico e notรณrio" e que a dupla sumiu enquanto desempenhavam atividades de fortalecimento de proteรงรฃo territorial

Diamantino Junior
Publicado em: 10/06/2022 ร s 16:59 | Atualizado em: 10/06/2022 ร s 17:10
O ministro Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou o governo federal adotar imediatamente “todas as providรชncias necessรกrias” para a localizaรงรฃo do jornalista britรขnico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araรบjo Pereira.
Barroso tambรฉm determinou que sejam adotadas “todas as medidas necessรกrias” para garantir a seguranรงa na regiรฃo do desaparecimento da dupla e que o governo apresente, em atรฉ cinco dias, um relatรณrio com as providรชncias executadas para o cumprimento da decisรฃo.
Leia mais
Nunes Marques deve irritar Bolsonaro com nova derrota em turma do STF
A decisรฃo determina que sejam intimados o ministro da Justiรงa, Anderson Torres, o diretor-geral da PF, Marcio Nunes de Oliveira, e o presidente da Funai, Marcelo Xavier. Barroso estipulou multa diรกria de R$ 100 mil em caso de descumprimento.
O jornalista britรขnico e o indigenista estรฃo desaparecidos desde 5 de junho. A suspeita das lideranรงas indรญgenas รฉ a de que Phillips e Pereira tenham sumido enquanto retornavam para a cidade de Atalaia do Norte (AM) apรณs visitarem a comunidade ribeirinha de Sรฃo Gabriel (AM).
Eles estariam em uma embarcaรงรฃo nova, com motor de 40 HP e 70 litros de gasolina. A quantidade seria suficiente para a viagem.
Em decisรฃo, Barroso diz que o desaparecimento de Dom e Bruno รฉ “fato pรบblico e notรณrio” e que a dupla sumiu enquanto desempenhavam atividades de fortalecimento de proteรงรฃo territorial contra invasores “dada a insuficiรชncia da atuaรงรฃo estatal, a despeito das decisรตes proferidas pelo Supremo Tribunal Federal”.
O ministro รฉ relator de uma aรงรฃo que jรก mandaram o governo adotar medidas para mitigar os riscos da pandemia em terras indรญgenas e a criaรงรฃo de um plano para reduzir o contรกgio entre a populaรงรฃo indรญgena.
A decisรฃo foi proferida apรณs a Apib (Articulaรงรฃo dos Povos Indรญgenas do Brasil) notificar o ministro dentro da aรงรฃo que embora o governo diga que estรก ampliando esforรงos na localizaรงรฃo de Dom e Bruno, os trabalhos tรชm sido insuficientes, como o baixo nรบmero de aeronaves e embarcaรงรตes disponรญveis para as buscas.
O Alto Comissariado das Naรงรตes Unidas para Direitos Humanos tambรฉm criticou a aรงรฃo do governo brasileiro para encontrar os desaparecidos. Para a entidade, houve “desdenho” das autoridades em relaรงรฃo ao caso. O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ontem que Dom e Bruno saรญram em uma “aventura”.
Em audiรชncia na Cรขmara dos Deputados na รบltima quarta (8), o ministro da Defesa, general Paulo Sรฉrgio Oliveira, afirmou que “nรฃo houve retardo” das Forรงas Armadas nas buscas.
Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que as buscas a Dom Phillips e a Bruno ocorrem de forma “incansรกvel”. A declaraรงรฃo foi feita na segunda plenรกria da Cรบpula das Amรฉricas, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
“Desde o primeiro momento do desaparecimento as nossas Forรงas Armadas tรชm se destacado para a busca incansรกvel dessas pessoas, pedimos a Deus que sejam encontrados com vida”, disse Bolsonaro.
PF pediu prisรฃo de suspeito
Ontem, a Polรญcia Federal pediu a prisรฃo preventiva de Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como “Pelado” e apontado como suspeito de envolvimento no desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Araรบjo Pereira.
A solicitaรงรฃo foi feita apรณs investigadores encontrarem vestรญgios de sangue na lancha de Amarildo, que foi detido em flagrante na terรงa (7). Testemunhas relataram ร Polรญcia Militar que viram “Pelado” em uma lancha logo atrรกs da embarcaรงรฃo que levava Dom e Bruno.
Segundo a PF, o material encontrado na lancha de Amarildo foi levado para perรญcia em Manaus. Na quarta (8), o general Carlos Alberto Mansur, secretรกrio de Seguranรงa do Amazonas, jรก havia mencionado a coleta de uma suposta evidรชncia โ no entanto, ele nรฃo disse o que era.
Mansur tambรฉm declarou que as autoridades ainda nรฃo haviam encontrado relaรงรฃo entre Amarildo e o desaparecimento da dupla. Segundo o secretรกrio, ele havia sido detido pelo porte de muniรงรฃo de 762 [um tipo de fuzil de uso restrito ร s Forรงas Armadas.
Leia mais no UOL
Foto: divulgaรงรฃo