PolĂ­cia fala em oito envolvidos nos crimes do Vale do Javari

Eles devem ser indiciados pelo crime de ocultaĂ§Ă£o de cadĂ¡ver e vĂ£o responder as acusações em liberdade, devido o crime prever uma pena inferior a 4 anos

Publicado em: 19/06/2022 Ă s 13:08 | Atualizado em: 21/06/2022 Ă s 11:37

O nĂºmero de suspeitos de envolvimento na morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglĂªs Dom Phillips subiu para oito pessoas, segundo investigaĂ§Ă£o da polĂ­cia. TrĂªs deles jĂ¡ foram presos durante as investigações sobre o caso.

Leia mais

Bolsonaro ignora assassinatos de Dom e Bruno em passeio por Manaus

De acordo com a polĂ­cia, mais cinco homens que ajudaram a enterrar os corpos de Bruno e Dom na mata foram identificados. A polĂ­cia nĂ£o revelou os nomes.

Eles devem ser indiciados pelo crime de ocultaĂ§Ă£o de cadĂ¡ver e vĂ£o responder as acusações em liberdade, devido o crime prever uma pena inferior a 4 anos.

Suspeitos presos

No dia 9 de junho, a Justiça decretou a prisĂ£o temporĂ¡ria de Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como “Pelado”, que confessou o crime no dia 15, um dia apĂ³s o irmĂ£o Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos”, ter sido preso.

TambĂ©m no dia 15 de junho, a Justiça decretou a prisĂ£o temporĂ¡ria de Oseney. Os trĂªs suspeitos seguem detidos na carceragem da 50ª Delegacia Interativa de PolĂ­cia (DIP) de Atalaia de Norte.

Jeferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”, foi considerado foragido na noite de sexta-feira (17) apĂ³s ter o mandado de prisĂ£o expedido e nĂ£o ser localizado pelas autoridades. Ele se entregou na delegacia de Atalaia do Norte, a 1.136 quilĂ´metros de Manaus, nas primeiras horas da manhĂ£ de sĂ¡bado (18), onde foi ouvido pelo delegado Alex Perez TimĂ³teo.

Durante a tarde, Jeferson foi escoltado por agentes da PolĂ­cia Federal ao FĂ³rum de Justiça do municĂ­pio para a audiĂªncia de custĂ³dia e teve a prisĂ£o temporĂ¡ria decretada.

Bruno e Dom foram mortos a tiros

Um laudo de peritos da PolĂ­cia Federal confirmou, neste sĂ¡bado (18), que o indigenista Bruno AraĂºjo Pereira e o jornalista inglĂªs Dom Phillips foram mortos a tiros, com muniĂ§Ă£o de caça.

Segundo a anĂ¡lise, Bruno foi atingido por trĂªs disparos, dois no tĂ³rax e um na cabeça. JĂ¡ Dom foi baleado uma vez, no tĂ³rax.

Buscas pela embarcaĂ§Ă£o

Neste domingo (19) continuam as buscas pela embarcaĂ§Ă£o que transportava Bruno Pereira e Dom Phillips. Na sexta-feira (17), as ações das forças de segurança encerraram no final da tarde.

A regiĂ£o onde as buscas se concentram foi apontada por Amarildo da Costa Oliveira. Ele tambĂ©m indicou Ă  polĂ­cia o local onde a embarcaĂ§Ă£o foi afundada e a Ă¡rea onde os corpos das vĂ­timas foram ocultados.

MotivaĂ§Ă£o

A motivaĂ§Ă£o do crime ainda Ă© incerta, mas a polĂ­cia apura se hĂ¡ relaĂ§Ă£o com a atividade de pesca ilegal e trĂ¡fico de drogas na regiĂ£o.

Segunda maior terra indígena do país, o Vale do Javari é palco de conflitos típicos da Amazônia: desmatamento e avanço do garimpo.

Leia mais no UOL

Foto: reproduĂ§Ă£o