Pacheco fala em pronta reação a ‘mínimo arroubo’ contra democracia

Presidente do Senado fez defesa enfática do processo eleitoral brasileiro e afirmou que o resultado das urnas será respeitado

Presidente do Senado Rodrigo Pacheco

Mariane Veiga

Publicado em: 25/06/2022 às 19:29 | Atualizado em: 25/06/2022 às 19:44

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fez nesta sexta, 24, uma defesa enfática do processo eleitoral brasileiro e afirmou que o resultado das urnas será respeitado “pelas instituições e pela sociedade”.

“Qualquer mínimo arroubo, qualquer bravata contra o estado democrático de direito, merecerá da presidência do Senado e dos senadores pronta reação, porque é inadmissível se pensar em algo diferente de democracia no País”.

As declarações do senador, que é também o presidente do Congresso Nacional, foram dadas em Lisboa, após participar de conferência.

Ao ser questionado se o presidente Jair Bolsonaro (PL) poderia tentar uma ruptura institucional caso seja derrotado na disputa presidencial, Pacheco afirmou que “não há hipótese de retrocesso”.

“Vamos ter o resultado eleitoral, seja ele qual for, respeitado pelas instituições e pela sociedade. É assim que as coisas funcionam, e é assim que deve ser”, disse ele.

Pouco antes, o senador defendeu a democracia como “conquista da sociedade brasileira”.

Leia mais no UOL.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado