Passagem de ônibus em Manaus vai migrar para pagamento digital  

Com o novo sistema de cobrança, Manaus será 10ª capital brasileira a receber essa solução de bilhetagem

onibus, manaus, pagamento, digital

Publicado em: 05/07/2022 às 17:32 | Atualizado em: 06/07/2022 às 12:19

A Prefeitura de Manaus informou, nesta terça-feira (5), que serão instalados brevemente um sistema de bilhetagem digital e on-line nos ônibus. 

Com isso, o usuário do transporte público poderá pagar a passagem por meio virtual, usando o celular (Android ou iOS). 

Além disso, poderá usar para adquirir recargas de créditos de passagens pagando via QR-code e validar e gerenciar esses créditos, tudo pelo celular. 

Dessa forma, após a conclusão do sistema, a cobrança da passagem no ônibus será diretamente nos validadores. 

Ao eliminar o cobrador, ao mesmo tempo diminui a circulação de dinheiro. Conforme a prefeitura, isso vai dar segurança aos usuários e motoristas, constantes vítimas de assaltos. 

Manaus é a 10ª capital do país a receber essa solução de bilhetagem eletrônica, conforme a prefeitura. 

Com a implantação e modernização da bilhetagem, os usuários ainda poderão utilizar uma “carteira digital” que será gerenciada por meio do aplicativo “Cadê meu Ônibus” e a conta abastecida com crédito e o pagamento da passagem realizada por QR-code ou aproximação. 

Outra novidade será a possibilidade de fazer recargas dos cartões Passa Fácil, via pix, assim como a validação instantânea dos créditos.

Leia mais

Os usuários de transporte ainda terão a opção de fazer recarga a bordo com o uso de cartão de crédito ou débito, por aproximação, direto nos validadores. 

Para otimizar o sistema, será intensificada a biometria facial para evitar fraude no uso dos cartões com benefícios de Passe Livre, estudantil de meia-passagem e gratuidade.   

Uma máquina fotográfica de alta resolução identifica o rosto do portador do cartão, evitando fraudes. 

Aplicativo 

As vantagens do novo sistema ultrapassam a bilhetagem do transporte coletivo de Manaus, que atende 580 mil passageiros diariamente.  

A comunicação do GPS que transita com os validadores e que já estão em circulação nos ônibus possui tecnologia e resposta para o Cadê meu Ônibus. 

Este é o aplicativo que possui mais de 350 mil usuários ativos e que auxilia na busca por linhas, notifica quanto tempo falta para o ônibus chegar e faz planejamento de rotas. 

O app também está recebendo atualizações do sistema e em breve estará com todas as opções de compra e carteira digital disponíveis. 

Foto: divulgação/Semcom