Manaus vai ter tecnologia inteligente nos semáforos das principais vias
Inicialmente, 20 novos semáforos e 30 dos atuais, atualizados, entrarão em funcionamento em bairros da zona centro-sul

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 07/07/2022 às 20:11 | Atualizado em: 08/07/2022 às 11:32
A Prefeitura de Manaus vai instalar semáforos com tecnologia inteligente em vias principais de trânsito. De início, 50 deles vão operar com nova tecnologia, baseada no volume de veículos, e não mais por tempo programado.
De acordo com o que divulgou, a instalação começa ainda neste ano, por bairros da zona centro-sul.
O diretor de engenharia do Instituto de Mobilidade Urbana, Uarodi Guedes, disse que os semáforos inteligentes detectam em tempo real a fila de veículos de uma via e ajustam o tempo do sinal automaticamente.
Hoje são programados para operar por tempo pré-determinado.
Conforme ele, com a nova tecnologia, determinadas ruas vão ganhar mais fluidez do tráfego.
“Outra novidade é que os semáforos irão se comunicar por meio de modem, diferentemente do que ocorre atualmente com uso de cabos. Vai ser possível fazer a ligação de semáforo em sequência por meio do modem que ficará no controlador”, segundo ele.
Quanto aos atuais semáforos, Guedes afirmou que podem ser utilizados com o novo equipamento.
Leia mais
Dessa forma, a prefeitura anunciou que vai atualizar 30 dos semáforos já instalados e implantar 20 novos.
A programação de Manaus prevê a implantação dos primeiros equipamentos nos bairros Adrianópolis e Aleixo.
Uma central fará o acompanhamento desse sistema.
Foto: Sidney Mendonça/Semcom