Bolsonaro diz que mandou notinha sobre atentado contra Kirchner

"Ainda bem que [o agressor] não sabia mexer com arma. Se soubesse, teria sucesso no intento", disse o mandatário.

Irritado, Bolsonaro quer reagir logo à 'provocação' da Polícia Federal

Publicado em: 03/09/2022 às 09:00 | Atualizado em: 03/09/2022 às 09:03

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou uma notinha sobre o atentado contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Desse modo, ele disse também recordou o momento em que foi alvo de uma facada durante campanha em 2018.

De acordo com informações do Yahoo Notícias, durante evento de campanha no Rio Grande do Sul disse:

“Eu já mandei uma notinha. Eu lamento. Agora, quando eu levei a facada, teve gente que vibrou por aí. Lamento, já tem gente que quer botar na minha conta já esse problema. E o agressor ali, ainda bem que não sabia mexer com arma. Se soubesse, teria sucesso no intento”.

Nesse sentido, sete candidatos à Presidência do Brasil repudiaram o atentado contra Kirchner.

É que a vice-presidente da Argentina foi alvo de tentativa de assassinato, na noite anterior, quando um brasileiro identificado como Fernando Sabag Montiel apontou uma arma para a cabeça dela e apertou o gatilho. O disparo, no entanto, falhou.

Leia mais

Lula se solidariza com Kirchner e alerta sobre risco no Brasil

O que disse cada presidenciável

Conforme publicação do Yahoo veja abaixo, em ordem alfabética, o que cada candidato publicou sobre o episódio:

Ciro Gomes (PDT): “O atentado frustrado a Cristina Kirchner por pouco não transforma em chuva de sangue a nuvem de ódio que se espalha pelo nosso continente. Nossa solidariedade a esta mulher guerreira que com certeza não se intimidará. Para nós, fica a lição de onde pode chegar o radicalismo cego, e como polarizações odientas podem armar braços de loucos radicais ou de radicais loucos. Ainda há tempo de salvar o Brasil de uma grande tragédia gerada pelo ódio. Paz!”

Felipe d’Avila (Novo): “O atentado à vice-presidente argentina @CFKArgentina é absolutamente inaceitável. A violência da cena impressionou a todos nós. Não há divergência ideológica que justifique ou normalize qualquer ato de violência”.

Léo Péricles (UP): “Toda solidariedade a Cristina Kirchner, vice-presidenta da Argentina que sofreu uma tentativa de assassinato essa noite. Para deter essa escalada fascista, que não respeita leis e democracia, temos que seguir a reação do povo argentino. Dia 07/09 temos que ocupar as ruas em todo Brasil!”

Lula (PT): “Toda a minha solidariedade à companheira @CFKArgentina, vítima de um fascista criminoso que não sabe respeitar divergências e a diversidade. A Cristina é uma mulher que merece o respeito de qualquer democrata no mundo. Graças a Deus ela escapou ilesa. Que o autor sofra todas as consequências legais. Esta violência e ódio político que vêm sendo estimulados por alguns é uma ameaça à democracia na nossa região. Os democratas do mundo não tolerarão qualquer violência nas divergências políticas”.

Simone Tebet (MDB): “Violência política no Brasil, violência política na Argentina. É preciso dar um basta a tudo isso. As lideranças devem recriminar essas atitudes. Ainda bem que a arma falhou. Que tristeza! Reafirmo minha posição pela paz na política, pela paz nas eleições”.

Sofia Manzano (PCB): “Minha total solidariedade com Cristina Kirchner, vice-presidenta da Argentina, vítima de tentativa de assassinato”.

Soraya Thronicke (União Brasil): “Quando falo em reforçar a segurança, não é exagero. Não podemos subestimar do que o ódio é capaz. Na campanha de 2018 usei colete a prova de balas e termino esta 5ª lamentando o atentado contra Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina. Que Deus olhe por nós”.

Vera Lúcia (PSTU): “Repudio o atentado e tentativa de assassinato da Cristina Kirchner”.

Leia mais no Yahoo! Notícias.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil