Braga e Arthur Neto ainda estão com candidaturas presas no TSE                    

Além deles, há mais quatro candidatos a governador e senador pendentes na Justiça Eleitoral 

braga, arthur, candidatura, tse

Publicado em: 10/09/2022 às 11:31 | Atualizado em: 10/09/2022 às 11:31

As candidaturas do senador Eduardo Braga (MDB) e do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) ainda se encontram pendentes de aprovação da Justiça Eleitoral.

Braga registrou-se como candidato ao Governo do Amazonas enquanto Neto pleiteia a única vaga disponível para o Senado neste ano.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) já aprovou 523 candidaturas para as eleições deste ano até esta sexta-feira (9).

Outras 70 aguardam julgamento para saber se estarão aptas a disputar o pleito deste ano. Não há prazo para a análise. 

Entre as candidaturas já aprovadas estão as de cinco candidatos ao Governo do Amazonas: Amazonino Mendes (Cidadania), Carol Braz (PDT), dr. Israel Tuyuka (PSOL), Ricardo Nicolau (Solidariedade) e Wilson Lima (União Brasil).

As candidaturas de Eduardo Braga, Henrique Oliveira (Podemos) e Nair Blair (Agir) ainda aguardam análise. 

Outras cinco candidaturas a vice-governador também já foram aprovadas, além de quatro para o Senado, 133 para deputado federal e 378 para deputado estadual.

Leia mais

A candidatura aprovada é aquela considerada regular pela Justiça Eleitoral, com dados e documentação completos, e que atendeu aos requisitos para concorrer ao pleito. 

Pendentes

Em relação às candidaturas que seguem aguardando análise – além das quatro para governador – há quatro para vice-governador, três para o Senado, 26 para a Câmara Federal e 33 para a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Entre as pendentes para o Senado está a do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB).

O total de candidaturas que seguem em análise pela corte eleitoral é de 70.

Ainda de acordo com o a Justiça Eleitoral, 26 candidaturas já foram indeferidas – reprovadas – e não estão aptas para disputar as eleições deste ano. Desse total, sete foram para a Câmara Federal e 19 para a ALE-AM. 

Já as candidaturas que foram indeferidas, mas os candidatos apresentaram recurso e aguardam a análise do na Justiça são sete, sendo duas para a Câmara e cinco para deputado estadual. 

Com informações do G1 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil