Educação do Amazonas avança quatro posições no Ideb em 3 anos

Em 2019, o Amazonas ocupava a 12ª posição em qualidade do ensino público; agora, está em 8º lugar

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Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 16/09/2022 às 22:58 | Atualizado em: 16/09/2022 às 23:00

A área de educação do Amazonas avançou, apesar da pandemia, quatro posições no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e alcançou a melhor nota desde que o exame começou a ser realizado no Brasil.

O dados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação e se referem ao ano de 2021 e mostram que o sistema educacional do estado se tornou o 8º melhor do país, um crescimento na comparação com a avaliação anterior, feita em 2019. 

O Ensino Médio do Amazonas é nota 3,6 no Ideb de 2021.  

O índice é o maior já obtido pela rede pública estadual de ensino e é referente aos trabalhos educacionais realizados pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) no período pandêmico. 

A nota do Ideb é composta pelos dados de aprovação escolar, obtidos pelo Censo Escolar, e das médias do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).  

A série histórica de resultados – iniciada em 2007 – mostra que, atualmente, a educação básica do estado está em seu melhor desempenho. Em 2019, o Amazonas ocupava a 12ª posição. 

Os resultados referentes a 2021 mostram que a rede ultrapassou as metas definidas para o Ideb do ensino fundamental anos iniciais e finais, por exemplo, e se aproximou da meta do Ensino Médio definida pelo MEC, mesmo diante da pandemia.  

Especialistas educacionais previam que o desempenho dos estudantes poderia retroceder em mais de uma década devido à pandemia. 

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que abrange do 1º ao 5º ano, o Ideb subiu para 5,9, sendo 0,4 superior à nota estabelecida pelo MEC.  

A nota de 2019 era 5,8. Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, o crescimento foi de 0,2, aumentando de 4,6 em 2019, para 4,8 nas provas de 2021. 

No Ensino Médio, principal foco da rede estadual de ensino, a nota aumentou de 3,5 para 3,6, melhor resultado já alcançado.  

A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, diz que o resultado mostra que a educação trabalhou com afinco, mesmo com a pandemia. 

“O estado do Amazonas tem um dever de gratidão com os servidores da educação pelo trabalho desenvolvido nesses últimos dois anos, diante de tantas adversidades, tantos problemas. Hoje, recebemos os resultados e estamos felizes em poder compartilhar o êxito obtido. O Amazonas estava na 12ª posição do Ideb em 2019 e passamos para a 8ª posição. Estamos entre os 8 melhores do país e isso é um motivo de comemoração pela luta árdua, pelo trabalho diário de cada um. O Amazonas fez muito bonito”, destaca a secretária. 

Como o Amazonas melhorou 

Desde 2019, a Secretaria de Educação planejou e implementou uma série de ações que visaram minimizar os impactos causados na educação no período pandêmico. Houve a implementação de atividades voltadas para o período de aulas remotas com o projeto “Aula em Casa”, que ofertava aulas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e transmitidas por diferentes plataformas digitais e pela TV aberta, por meio da parceria com a TV Encontro das Águas. 

Além disso, o material de cada aula foi reproduzido de forma impressa e distribuído aos estudantes com dificuldades de acesso à internet ou TV, em especial àqueles moradores das comunidades mais distantes, garantindo a equidade do processo educativo. 

Merenda em casa 

Enquanto assistiam às aulas em casa, os estudantes recebiam alimentação por meio do “Merenda em Casa”, além do acompanhamento direcionado de professores, pedagogos e diretores escolares, com controle de frequência e participação dos estudantes nas aulas, por meio de formulários que geravam painéis gerenciais diários, semanais e mensais para controle da Secretaria de Educação. 

A rede estadual de ensino do Amazonas também foi a primeira de todo o Brasil a voltar com as aulas em formato híbrido (semipresenciais e presenciais).  

Para isso, foi construído um plano de retorno, resultado da escuta ativa dos professores e demais profissionais de educação.  

Dentre as ações estabelecidas no plano, destacam-se: o acolhimento da equipe gestora, dos professores e estudantes, assim como dos demais profissionais da educação; a formação continuada sobre a repriorização curricular; o programa Busca Ativa; o projeto Contraturno Digital; o projeto Pronto para a Aula, que disponibilizou kit de material e fardamento escolar aos estudantes; a recuperação da aprendizagem; a implementação de protocolos de saúde, dentre outros. 

Hora de avaliar 

Para diagnosticar o nível de aprendizagem e desempenho dos estudantes, foram implementados projetos como o “Hora de Avaliar” que, por meio da Avaliação de Verificação de Aprendizagem (Avam) e do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), possibilitou traçar planos de recuperação da aprendizagem para cada etapa de ensino. 

Foto: divulgação/Seduc

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