Durango anuncia deputados federais eleitos e os que voltam para casa 

Estimativa do publicitário da Perspectiva é que o PSD seja o único partido que fará dois deputados federais. Delegado Pablo poderá não se reeleger

Da Redação do BNC Amazonas 

Publicado em: 20/09/2022 às 14:47 | Atualizado em: 20/09/2022 às 14:56

O publicitário Durango Duarte, que faz pesquisas eleitorais há mais de 30 anos, apresentou nesta terça-feira (20), uma lista de candidatos a deputados federais que poderão ser eleitos este ano. 

Essa lista também traz nomes de parlamentares, com mandato, que poderão voltar para casa pelos eleitores amazonenses. 

Dos federais que poderão ficar sem mandato, Durango Duarte crava o nome do deputado federal Delegado Pablo (União Brasil). 

Em 2018, ele foi o segundo mais votado do pleito com 151,6 mil votos. A votação do parlamentar surfava na onda bolsonarista de então. 

Antes de tudo, o publicitário apresenta as legendas que vão eleger seus candidatos diretamente pelo quociente eleitoral (entre 185 mil a 285 mil votos) e garante que pelo menos seis partidos já têm vagas asseguradas.

Da lista de Durango constam: PSD, União Brasil, Republicanos, Fe Brasil (federação PT-PCdoB-PV) e Federação PSDB-Cidadania.

Segundo o diretor-presidente da Perspectiva, podem ainda fazer deputados federais o PL e Avante. São as duas vagas remanescente, com quatro possibilidades.

PSD faz dois deputados

O PSD, do senador Omar Aziz, candidato à reeleição, reúne a chapa com maior número de federais: três dos oito da bancada federal. Durango assegura que um deles ficará sem mandato. 

Nesse partido, estão o ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, Átila Lins, que tenta seu décimo segundo mandato, e Sidney Leite, que concorre ao segundo mandato no Congresso. 

Desses três, o pesquisador aposta apenas na vitória de Átila, mas considera o jogo embolado na legenda. 

No União Brasil, a novidade para deputado federal, segundo o analista, é o deputado estadual Saullo Vianna.

Para Durango, Saullo garante vaga porque tem uma chapa forte, de candidatos com grande potencial de votos e entre os parceiroos ele conseguiu ficar em primeiro lugar. 

O União Brasil é o partido do Delegado Pablo e onde está o ex-deputado Pauderney Avelino, que também mira o retorno à Câmara dos Deputados. 

Silas pode ficar fora

No Republicanos, Durango prevê que Silas Câmara, de seis mandatos federais, poderá perder a vaga em sua sétima campanha. 

Segundo o publicitário, Silas tem votação em declínio nas últimas eleições e agora enfrenta pesada campanha do ex-prefeito de Coari, Adail Filho. 

Soma-se ainda aos parlamentares federais, que não renovarão o mandato em Brasília, o deputado Bosco Saraiva (Solidariedade). 

Mas, Bosco não está disputando o cargo. Ele optou por concorrer a vaga de deputado estadual. 

Fenômeno  

Durango Duarte prevê ainda que o vereador Amom Mandel (Cidadania) será o deputado federal mais votado do pleito. 

Ele prevê também que o parlamentar poderá se eleger sem precisar da ajuda de seus parceiros de sigila. 

Leia mais

PSD confirma Omar Aziz à reeleição e chapa de deputados federais

Incerteza  

No PL, Durango não crava a reeleição do deputado Capitão Alberto Neto. Mas, nesse caso, ele diz que o parlamentar está em forte disputa com o ex-prefeito Alfredo Nascimento. 

Da mesma forma, Durango não garante a reeleição do petista José. Ele analisa que o atual deputado tem chances porque a Fe Brasil – federação PT-PCdoB-PV – terá votos suficientes para eleger um federal. 

Contudo, Durango não descarta a chance da ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) de se eleger. Na opinião do publicitário, essa federação faz apenas um deputado federal e não dois, como muitos apostam. 

Chances do Avante

Na estimativa do publicitário da Perspectiva, o Avante também poderá fazer um federal por conta dos candidatos da chapa com bom potencial de voto.

Entre os nomes do Avante estão indicados: David Reis, Hissa Abrahão e Marcelo Serafim. Mas, somente um deles poderá ocupar uma das oito vagas de deputado federal.

Foto: Agência Câmara