‘Pintou um clima’ de novo pedido de impeachment contra Bolsonaro

A aรงรฃo รฉ relacionada a declaraรงรฃo do presidente de que "pintou um clima" entre ele e refugiadas venezuelanas de 14 anos

Ferreira Gabriel

Publicado em: 28/10/2022 ร s 11:24 | Atualizado em: 28/10/2022 ร s 11:26

Mais um pedido de impeachment foi apresentado contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O lรญder da minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), protocolou nesta quinta (27) o pedido.

A aรงรฃo รฉ relacionada a declaraรงรฃo do presidente da Repรบblica de que “pintou um clima” entre ele e refugiadas venezuelanas de 14 anos.

Em entrevista a um podcast, Bolsonaro afirmou que elas estavam se arrumando para “ganhar a vida”, sugerindo que eram exploradas sexualmente, quando, na verdade, participavam de uma atividade de uma ONG que dava curso de estรฉtica ร s refugiadas.

O caso, que gerou polรชmica dentro e fora do paรญs, foi comparado ao do entรฃo deputado estadual Arthur do Val, que durante viagem ร  Ucrรขnia mandou รกudio a amigos dizendo que as refugiadas “sรฃo fรกceis, pois sรฃo pobres”.

O episรณdio foi considerado um ataque ร  dignidade das refugiadas e ele teve o mandato cassado.

“Ao admitir realizar abordagem libidinosa com adolescentes venezuelanas de projeto social e ao associรก-las, de forma discriminatรณria e xenofรณbica, ร  exploraรงรฃo sexual comercial, o presidente da Repรบblica, Jair Bolsonaro, atentou contra a dignidade, a honra e o decoro do cargo que ocupa, rebaixando a funรงรฃo pรบblica que exerce, em total violaรงรฃo ร  Constituiรงรฃo Federal e ao povo brasileiro”, afirma Prates no pedido.

“Logo, corrompeu mais uma vez a credibilidade do cargo e da prรณpria instituiรงรฃo republicana que representa”, conclui.

A demanda foi protocolada apรณs o ministro Andrรฉ Mendonรงa, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitar na terรงa (25) cinco pedidos de investigaรงรฃo por conta da declaraรงรฃo. Segundo o magistrado, que foi indicado ao cargo por Bolsonaro, nรฃo hรก elementos suficientes para a abertura de um inquรฉrito.

Leia mais na coluna de Leonardo Sakamoto no UOL

Leia mais

Bolsonaro, apรณs o โ€˜pintou um climaโ€™, continuou a mentir sobre venezuelanas

Foto: Reproduรงรฃo