O voto é seu e de mais ninguém 

Na cabine eleitoral estarão você e a sua consciência, livres da pressão daqueles que catam, a quaisquer custos, votos para grupos políticos, religiosos e econômicos.

O voto é seu

EDITORIAL | Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 30/10/2022 às 07:49 | Atualizado em: 30/10/2022 às 07:49

Daqui a pouco, você, eleitor e eleitora, estará diante da sua consciência para votar e escolher o governador e o presidente da República, para um período de quatro anos. Lembre-se: o voto é seu e de mais ninguém.

A consciência, nesse contexto, se revela na capacidade de perceber, avaliar e decidir sobre a escolha do melhor não só para si, para os seus, mas para a coletividade, para a sociedade.

O voto, por sua vez, é o instrumento pelo qual o cidadão e cidadãs se manifestam para definir seus representantes no conjunto das instituições sociais. 

A lógica é esta: se você não tem forças para mudar uma determinada realidade sozinho, certamente, ela poderá vir a se modificar pela vontade da maioria. 

O governo da maioria escolhido pelo voto universal é o democrático, regime pelo qual o povo define seus representantes nos poderes executivo e legislativo.

O Brasil reconquistou a sua democracia depois de vinte e um ano (des) governado por uma ditadura militar (1964-1985).  

A eleição em segundo turno tem a finalidade de não deixar equívocos quanto ao cumprimento da escolha pela maioria dos eleitores. Por isso, o período eleitoral deveria ser marcado por um amplo debate de propostas e ideias a respeito da perspectiva de governo de cada um dos candidatos.

A não observação desse princípio resulta no enviesamento da democracia. 

Então, cabe a você, eleitor e eleitora, a tarefa de determinar com o seu voto, fruto das suas reflexões sobre a realidade em que vive, quem vai governar o Amazonas e o Brasil nos próximos quatro anos.

Observamos que a realidade e os fatos excluem a mentira, irmã gêmea dos regimes autoritários e inimigos da democracia.

Leia mais

TSE nega acordo com Forças Armadas para contagem dos votos paralela

Encontro particular com a consciência

Na cabine eleitoral, estarão você e a sua consciência, livres da pressão daqueles que catam, a quaisquer custos, votos para grupos políticos, religiosos e econômicos.

Estes querem se locupletar de benesses do Estado, e não para atender as necessidades da grande maioria da população, principalmente as das pessoas excluídas de políticas públicas de saúde, educação, saneamento, segurança, infraestrutura etc.

Vote orientado(a) para melhorar as condições econômicas, sociais e culturais do estado e do Brasil.

Os problemas estão aí para todo mundo ver. A resolução deles, porém, depende da escolha dos governos, porque cabe a eles administrar os recursos arrecadados do conjunto da população. 

Uma decisão equivocada prejudica toda a sociedade e não somente o responsável por ela.  

Já uma escolha acertada pode gerar mudanças e até revoluções na qualidade de vida da população local e do país e, por consequência, do planeta.

É por isso que o seu voto consciente é importante e necessário. 

Lembre-se, hoje muito mais do que antes, que o voto é seu e de mais ninguém.  

Foto: reprodução/Diário do Nordeste