Receita devolve R$ 880 milhões a quase 500 mil contribuintes do IR
Receita Federal deu início a um novo lote de restituição do Imposto de Renda. Saiba se você também tem direito

Publicado em: 10/11/2022 às 11:22 | Atualizado em: 10/11/2022 às 12:20
A Receita Federal deu início ao processo de restituição de um novo pacote de lotes residuais do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Os contribuintes que têm direito à restituição são aqueles que pagaram mais impostos do que deveriam.
O valor aproximado de R$ 880 milhões deverá compor a quantia total a ser devolvida aos 471 mil brasileiros contemplados.
Os que caem na “malha fiscal” – também conhecida como “malha fina” -, mas que regularizaram a situação com a Receita, também estão inclusos.
Dessa forma, “cair na malha fina” significa que a Receita Federal observou incontinências na declaração de Imposto de Renda do indivíduo, fazendo com que a mesma seja direcionada para uma análise mais profunda. Para ter direito à restituição, é preciso que a declaração do cidadão saia da malha fina.
Leia mais
Receita Federal segura 600 declarações de importação no Amazonas
Serviço
Para consultar a restituição, deve-se acessar o site da Receita Federal. O processo se dá clicando em “Imposto de Renda”, em seguida em “Consultar a restituição”, e “Etapas para a realização deste serviço”.
Depois, é só acessar a aba “Consultar Restituição IRPF” e informar a data de nascimento e o CPF. Também é possível fazer a consulta baixando o aplicativo Meu Imposto de Renda na App Store ou Google Play, ou entrar no Portal e-CAC.
O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda ou por chave PIX.
Se por alguma razão o pagamento não for realizado, os valores vão ficar disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Para reagendar o pagamento dos valores, o cidadão pode ligar para a Central de Relacionamento Banco do Brasil pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Saiba mais no site Seu Crédito Digital.
Foto: Divulgação