Roberto Jefferson deve virar réu por tentar matar policiais

O ex-parlamentar está preso em Bangu 8, Zona Oeste do Rio de Janeiro, desde o fim de outubro

Roberto Jefferson já tem 2 votos no STF para mais 9 anos de cadeia

Ferreira Gabriel

Publicado em: 07/12/2022 às 19:09 | Atualizado em: 07/12/2022 às 19:09

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia à Justiça contra o ex-deputado Roberto Jefferson.

Para a procuradoria, o ex-presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) agiu “dolosa e conscientemente” para matar os policiais federais que tentavam prendê-lo.

O caso ao qual a denúncia se refere ocorreu em 23 de de outubro, quando agentes da Polícia Federal (PF) foram até a casa do ex-parlamentar para cumprir uma ordem de prisão determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

O documento afirma que a dinâmica dos acontecimentos não deixa dúvidas quanto à intenção deliberada de Jefferson de tentar matar os policiais federais, “a partir de um prévio planejamento de confronto armado que poderia, inclusive, resultar em sua própria morte”.

Roberto Jefferson resistiu à prisão com o uso de granadas e tiros de fuzil. A denúncia apresentada pelos procuradores da República Charles Stevan da Mota Pessoa e Vanessa Seguezzi considera que Jefferson “tentou matar 4 policiais federais, com o emprego de explosivos e de meio que resultou perigo comum”.

“A utilização das 3 granadas adulteradas conjugada com a realização de aproximadamente 60 disparos de carabina na direção dos policiais, que se encontravam em plena via pública, resultou óbvio perigo comum”, afirma a denúncia.

No confronto com a Polícia Federal, um delegado e uma agente ficaram feridos por estilhaços de uma granada lançada pelo político. Ambos foram levados para o hospital. Moraes havia ordenado a nova detenção do ex-deputado, que já estava em prisão domiciliar, após ele atacar verbalmente a ministra do STF Cármen Lúcia.

A denúncia aponta diversos crimes cometidos pelo ex-parlamentar, como tentativa de homicídio e adulteração de armamento, e pede a condenação criminal do réu, além do pagamento de mais de R$ 186 mil para reparação de danos.

Leia mais na matéria de Mateus Salomão no Metropoles

Leia mais

Moraes pede penhora da aposentadoria de Roberto Jefferson

Foto: Divulgação/Seap