Flávio Dino diz que Fundo Amazônia foi criminosamente congelado

O futuro ministro fala da necessidade do uso da tecnologia e trabalho em conjunto com estados e municípios.

O que restou de 'patriotas' disposto a protestar contra Flávio Dino no STF

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 20/12/2022 às 06:24 | Atualizado em: 20/12/2022 às 06:24

O ex-governador do Maranhão e futuro ministro da Justiça, disse ontem (19) que o Fundo Amazônia criminosamente congelado.

Em entrevista ao programa Roda Viva, ele falou sobre os planos para combater a violência no Vale do Javari e aumentar a presença do Estado na região.

Segundo o Uol, Dino afirmou que é necessário aumentar a presença dos órgãos federais e dar alternativas econômicas para a população local.

Quando falamos em atividades ilegais, temos que lembrar que há criminosos, cartéis e quadrilhas. Mas há também pessoas simples e humildes, que dependem daquilo para alimentar suas famílias. Então, a primeira questão, quando pensamos na presença do Estado, é entender o papel indutor no que se refere a economia verde e bioeconomia, para que com isso tenhamos caminho econômico de sustentabilidade na Amazônia brasileira, explica.

Dessa forma, sobre atuação direta contra crimes na região amazônica, o futuro ministro fala da necessidade do uso da tecnologia e trabalho em conjunto com estados e municípios.

Nesse sentido, uma das formas de colocar o plano em prática, segundo ele, é retomar o uso do Fundo Amazônia.

O Fundo Amazônia foi criminosamente congelado nesses anos de trevas e que, tem hoje, bilhões de reais. Nos próximos anos, terá muitos outros bilhões. Conversei com Aloísio Mercadante, que vai dirigir o BNDES, no sentido de que o próprio governo federal vai liderar os estados da Amazônia nesse trabalho de segurança. Além de outros órgãos internacionais”, revela.

Leia mais no Uol.

Leia mais

STF volta a julgar omissão de Bolsonaro no Fundo Amazônia

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil