Sigilos de Bolsonaro na cloroquina e de Pazuello são primeiros na mira de Lula
O governo Lula pretende derrubar todos os vetos a pedidos de acesso à informação que não seguiram critérios técnicos.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 05/01/2023 às 10:20 | Atualizado em: 05/01/2023 às 10:20
Os sigilos do ex-presidente Jair Bolsonaro na compra da cloroquina e ao processo disciplinar contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello são os primeiro na mira do governo Lula (PT).
De acordo com o blog Andréia Sadi, do g1, também estão as negativas de acesso a informações sobre a política de ampliação do acesso às armas promovida pela gestão anterior.
Ou seja, como dados sobre registros de armas mantidas pelo Exército e pela Polícia Federal, e aqueles usados para a elaboração de atos normativos.
A jornalista apurou que esses e outros casos de negativa de divulgação de informações públicas foram mapeados, e criticados, pela equipe de transição.
Por isso, vai recomendar ao agora presidente Lula que todos os órgãos federais revisem as decisões que desvirtuam o princípio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Nesse sentido, o entendimento é que o sigilo – em alguns casos, de 100 anos – foi usado para proteger interesses pessoais e políticos de Bolsonaro.
Como resultado, o governo Lula pretende derrubar todos os vetos a pedidos de acesso à informação que não seguiram critérios técnicos.
Leia mais no g1.
Leia mais
Moraes autoriza PF a quebrar sigilos que podem levar a Bolsonaro e aliados
Foto: Reprodução/Facebook