8 de Janeiro: STF cobra do Senado o porquê de não criação de CPI
O ministro Gilmar Mendes tem criticado reiteradamente as falhas de segurança no dia dos atos golpistas em Brasília

Ferreira Gabriel
Publicado em: 27/02/2023 às 19:03 | Atualizado em: 27/02/2023 às 19:03
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 10 dias para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), explique o porquê de ainda não ter lido o ato de criação da CPI dos Atos Antidemocráticos realizados em 8 de janeiro.
“Notifique-se a autoridade coatora para apresentar informações no prazo legal e dê-se ciência à Advocacia-Geral da União”, Gilmar Mendes, ministro do STF.
O ministro tem criticado reiteradamente as falhas de segurança no dia dos atos golpistas em Brasília, em 8 de janeiro.
“Nós podemos não aceitar funções públicas, ou em algum momento, se elas estão a nos exonerar demais, pedir para sair, mas enquanto estivermos exercendo essas funções precisamos ter noção da dignidade dessa função”, afirmou Gilmar em entrevista a jornalistas.
Em outra frente, o ministro Alexandre de Moraes prorrogou por mais 60 dias o inquérito que investiga a suposta omissão de autoridades do Distrito Federal que levaram aos atos de vandalismo.
Leia mais na matéria de Weudson Ribeiro no UOL
Leia mais
8 de Janeiro: mais 80 terroristas são denunciados pela PGR a Moraes
Foto: Nelson Jr./SCO/STF