Bancada do Amazonas bate martelo por Bosco Saraiva na Suframa
A disputa pela indicaรงรฃo foi entre os ex-deputados do Solidariedade e do PT

Antรดnio Paulo, do BNC Amazonas em Brasรญlia
Publicado em: 01/03/2023 ร s 22:49 | Atualizado em: 03/03/2023 ร s 16:37
Os oito deputados federais e os trรชs senadores do Amazonas realizaram a primeira reuniรฃo de bancada nesta quarta-feira (1ยบ). Entre as decisรตes tomadas estรก o apoio ร indicaรงรฃo do ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) para comandar a Suframa (Superintendรชncia da Zona Franca de Manaus).
Segundo o coordenador da bancada, reconduzido nessa reuniรฃo, o senador Omar Aziz (PSD), todos os 11 membros deram aval ao nome de Saraiva.
A disputa pela Suframa estava entre ele e o tambรฉm ex-deputado federal Josรฉ Ricardo (PT).
No entanto, o cargo estava mesmo na mรฃo de Aziz, conforme referendado pelo prรณprio ministro-chefe da Secretaria de Relaรงรตes Institucionais da Presidรชncia da Repรบblica, Alexandre Padilha.
Em uma audiรชncia, no Palรกcio do Planalto, um parlamentar do Amazonas perguntou do ministro sobre o comando da autarquia e Padilha respondeu que era de Aziz.
Alรฉm disso, sabendo do peso da disputa, jรก que Ricardo tem como padrinho todo o PT do Amazonas, com assento no diretรณrio nacional, Aziz, habilmente, levou o nome de Saraiva para toda a bancada dar o aval.
Dessa maneira, o presidente Lula da Silva (PT) deve pensar duas vezes em passar por cima dos votos no Congresso de oito deputados e trรชs senadores.

Aliado da hora
Ao anunciar o nome de Saraiva, Aziz justificou a escolha:
โO Bosco [Saraiva] รฉ de um partido que apoiou o presidente Lula desde o primeiro momento, nรฃo esqueรงam disso. Assim como foi o Solidariedade que assinou a ADI (aรงรฃo direta de inconstitucionalidade) contra os decretos de reduรงรฃo do IPI, o que levou ร decisรฃo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a conceder liminar e revogar os decretos do Bolsonaro contra a Zona Franca de Manausโ.
De sua parte, Saraiva agradeceu a lembranรงa e indicaรงรฃo.
โEsse apoio da bancada dos oito deputados federais e dos trรชs senadores do Amazonas, ao meu nome, para comandar a Suframa, muito me honra e mostra a confianรงa de todo o trabalho que realizamos em defesa da Zona Franca de Manaus em todos esses anos, seja no parlamento federal, estadual e municipal. Estarei sempre ร disposiรงรฃo dos interesses do estado do Amazonas e do nosso povoโ.
Reforma tributรกria
Aziz listou ainda outra demanda da bancada do Amazonas em 2023: a reforma tributรกria.
Uma das aรงรตes serรก o pedido do Governo do Estado que ceda tรฉcnicos qualificados para assessorar os deputados federais, principalmente os trรชs membros do grupo de trabalho (Adail Filho, Saullo Vianna e Sidney Leite).
Outra proposta รฉ que o prรณprio governo federal apresente um texto com emendas ร s PEC 45 e 110 da reforma tributรกria, com as garantias de manutenรงรฃo da competitividade da ZFM.
โO presidente Lula tem dito repetidas vezes que o nosso modelo industrial nรฃo serรก prejudicadoโ, disse Aziz.
Pontes da BR-319
Alรฉm disso, a bancada amazonense vai se reunir na prรณxima terรงa-feira (7) com o presidente da Associaรงรฃo Amazonense de Municรญpios (AAM), Anderson de Sousa, e os prefeitos dos municรญpios de Autazes, Careiro, Careiro da Vรกrzea, Manaquiri e Nova Olinda do Norte.
O assunto da reuniรฃo, que deverรก ter um interlocutor do Ministรฉrio dos Transportes, sรฃo os prejuรญzos causados pela queda das pontes na BR-319 no final do governo Bolsonaro.
Leia mais
Servidora se despede do comando da Suframa, em nota
Foto: Vagner Carvalho/divulgaรงรฃo