Amazonas Energia: medidor aéreo melhora chegada da energia à casa

Com melhor combate ao ‘gato’, empresa diz que o consumidor terá redução na tarifa

Novos medidores Amazonas Energia

Ferreira Gabriel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 20/03/2023 às 19:31 | Atualizado em: 20/03/2023 às 19:31

A empresa concessionária Amazonas Energia informou hoje (20) que o medidor aéreo, chamado de sistema de medição centralizado (SMC), traz inúmeros benefícios para o consumidor. Por exemplo, melhora a entrega e qualidade da energia que entra na casa ou outro imóvel.

O modelo que está sendo implantado em Manaus já está em pleno funcionamento em 15 estados depois que foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Com a implantação do sistema, a Amazonas Energia espera reduzir o alto índice de ‘gatos’, que chega a ser 42% do consumo. Isso promoverá também a redução do valor da tarifa definida para o Amazonas, e não o aumento na conta de energia do consumidor, como tem sido noticiado e divulgado em Manaus”.

Quem faz essa afirmação é o diretor comercial da Amazonas Energia, Romário Wojcicki.

Conforme o diretor, o novo sistema traz outra vantagem para a população de Manaus e dos municípios onde for instalado.

Trata-se de uma completa atualização da rede de distribuição de energia nas ruas da cidade. Isso porque são trocados transformadores, cabos de distribuição, postes, cruzetas, chaves de segurança e demais equipamentos.

“Ou seja, instalar o SMC significa revitalizar a rede que há mais de 20 anos não passava por nenhuma atualização”, disse Wojcicki.

Leia mais

Líder comunitário do Planalto recebe voz de prisão por furto de energia

Medidor se espalha no país

Conforme a empresa, o novo medidor hoje já está instalado no alto de mais de 3 milhões de postes no país, combatendo furtos e fraudes no consumo.

Além de melhorar a entrega da energia, o novo sistema permite velocidade de atendimento, informações precisas e redução de ocorrências.

No Rio de Janeiro, primeiro estado a adotar o sistema, o SMC fica no topo do poste, mas o contador é dentro da residência. Dessa forma, o consumo é acompanhado em tempo real pela empresa e pelo consumidor. Todas as informações técnicas do aparelho são disponibilizadas via aplicativo e site da concessionária.

Já em São Paulo, a maior capital da América Latina, são pelo menos 200 mil medidores aéreos em operação. A meta é fechar 2023 com 300 mil instalados.

Para a Amazonas Energia, isso é prova da confiabilidade e do êxito de funcionamento do novo medidor.

Onde já existe o medidor aéreo: Amazonas; Bahia; Pernambuco; São Paulo; Rio de Janeiro; Mato Grosso; Paraná; Santa Catarina; Rio Grande do Sul; Mato Grosso do Sul; Rio Grande do Norte; Espírito Santo; Maranhão; Piauí e Pará.

Leia mais

ICMS da energia: STF barra ato federal que invadiu alçada de estados

Foto: divulgação/ Amazonas Energia