Golpe: PF descobre documento em que Torres mapeou bloqueio da PRF
Anderson Torres está preso desde os atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 03/04/2023 às 06:25 | Atualizado em: 03/04/2023 às 06:25
A Polícia Federal (PF) descobriu um documento de inteligência, produzido pelo ex-ministro da Justiça Anderson Torres, com mapa detalhado dos locais onde o presidente Lula da Silva venceu o 1º turno.
As investigações PF são sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado no país.
Segundo a apuração da PF, o objetivo era impedir que os eleitores dessas regiões votassem na segunda etapa do pleito, em 30 de outubro. Como informa o Correio Braziliense.
De acordo com a publicação, o relatório teria sido produzido pela então diretora de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a delegada federal Marília Alencar.
Ela, que, posteriormente, se juntou a Torres na Secretaria de Segurança do Distrito Federal como subsecretária de Inteligência.
Dessa forma, para a PF, o material elaborado por Marília serviu para que o ex-ministro colocasse em prática um plano para atrapalhar a votação.
Com isso, autorizou a operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no segundo turno da corrida presidencial.
Por exemplo, em 30 de outubro, eleitores de municípios do Nordeste — onde Lula teve mais votos do que Jair Bolsonaro — usaram as redes sociais para denunciar ações da PRF, nas estradas da região, para retardar o trânsito rumo às zonas de votação.
Assim, foram, centenas de denúncias de barricadas da PRF em vários pontos para causar a retenção da movimentação de veículos.
Portanto, o avanço das investigações complica a situação de Anderson Torres. Ele está preso desde os atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília.
Leia mais no Correio Braziliense.
Leia mais
MPF investiga ‘motivação política’ da PRF nos bloqueios
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil