Cidade diz que novo CBA vai atrair investimentos ao Amazonas
O decreto do governo federal foi assinado hoje pelo presidente Lula

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 03/05/2023 às 17:23 | Atualizado em: 07/05/2023 às 12:06
O presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa), Roberto Cidade (União Brasil), disse que o novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) vai atrair investimentos a partir da garantia de sua personalidade jurídica.
O decreto do governo federal foi assinado hoje (3) pelo presidente Lula da Silva (PT). Dessa forma, o órgão passa a ser organização social dirigida por consórcio da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP).
“Depois de 20 anos sem autonomia, a partir de agora, com personalidade jurídica própria, o CBA terá as condições adequadas para captar recursos e ampliar suas atividades. Isso foi algo que todos nós pleiteamos por muito tempo, para que fosse mais um vetor para geração de emprego e renda em nosso estado”, disse Cidade.
Conforme o deputado, sem a burocracia do antigo centro, agora vai ser possível diversificar suas atividades e atrair mais recursos.
“Teremos acesso a mais tecnologias e, consequentemente, avançaremos em pesquisa, tecnologia e novo negócios”.
Leia mais
Atraindo investimento
De acordo com o presidente da ALE, a previsão de investimento público no CBA nos próximos quatro anos é de R$ 47,6 milhões. Contudo, recursos da iniciativa privada, por exemplo, podem ser buscados, afirmou ele.
Leia mais
Ministra diz que CBA vai dar qualidade de vida ao povo amazonense
Foto: divulgação/ALE