Bolsonaro pagou R$ 70 mil para esposa de Gusttavo Lima

O governo Bolsonaro volta a causar polêmica ao gastar R$ 70 mil em uma campanha contratando a influenciadora Andressa Suita.

Diamantino Junior

Publicado em: 15/06/2023 às 10:14 | Atualizado em: 15/06/2023 às 10:17

Governo Bolsonaro pagou R$ 70 mil para a influenciadora Andressa Suita promover uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher em seu perfil no Instagram. A contratação, revelada por meio da Lei de Acesso à Informação, levanta questionamentos sobre o uso de verbas públicas para fins políticos e estratégias de influência nas redes sociais.

A informação foi publicada na coluna de Guilherme Amado no portal Metrópoles.

Suita, que é casada com o cantor Gusttavo Lima e declaradamente apoiadora de Bolsonaro, recebeu o valor para a divulgação de sete stories publicitários, mas as publicações não estão mais disponíveis.

Essa revelação gera discussões sobre a transparência nas contratações e o uso de figuras influentes para promover interesses políticos.

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A contratação da influenciadora ocorreu em 2019, com o objetivo de promover uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher.

Três stories foram publicados no dia 25 de novembro daquele ano, e outros quatro stories foram feitos entre os dias 27 e 30 de novembro.

No entanto, atualmente nenhuma dessas publicações está disponível, pois o Instagram Stories é uma ferramenta que permite o compartilhamento de fotos e vídeos por apenas 24 horas. As postagens só permanecem ativas por mais tempo se o usuário criar um destaque para salvá-las em seu perfil. É importante ressaltar que, na época, a duração máxima de cada story era de até 15 segundos, ao contrário do limite de um minuto vigente atualmente.

A informação sobre a contratação de Andressa Suita consta em uma tabela obtida por meio da Lei de Acesso à Informação. Em resposta à solicitação, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) afirmou que a estratégia de desenvolvimento e execução da campanha publicitária, assim como a negociação com os influenciadores, seguem as diretrizes estabelecidas para cada ação.

A escolha de Andressa Suita pelo governo Bolsonaro foi justificada oficialmente pelo fato de ela ser uma “celebridade” com grande alcance entre o público adulto, uma referência como mãe e mulher, além de possuir um bom diálogo nas redes sociais em que atua. Na época, a influenciadora contava com 6,9 milhões de seguidores no Instagram, número que atualmente aumentou para 15,3 milhões de pessoas.

É importante destacar que no ano passado, Andressa Suita utilizou o Instagram para declarar seu voto em Bolsonaro. No dia do primeiro turno das eleições, ela publicou uma foto com as cores da bandeira do Brasil e frases religiosas. Na postagem, a influenciadora bloqueou os comentários dos seguidores.

Foto: reprodução