Militares ganhavam propina para facilitar crimes de garimpeiros no AM

Polรญcia Federal desvenda esquema de corrupรงรฃo envolvendo militares e garimpo ilegal no Amazonas.

Diamantino Junior

Publicado em: 27/06/2023 ร s 18:37 | Atualizado em: 27/06/2023 ร s 19:08

Na manhรฃ desta terรงa-feira (27/6), a Polรญcia Federal (PF) deflagrou a operaรงรฃo Jurupari para desmantelar um esquema de corrupรงรฃo envolvendo militares de alta patente e uma empresa de exportaรงรฃo de ouro. A aรงรฃo aconteceu nas cidades de Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Ponta Grossa (PR).

Militar recebia mesada

De acordo com as informaรงรตes divulgadas pela Polรญcia Federal, um tenente-coronel do exรฉrcito, cujo nome nรฃo foi revelado, era lotado em Manaus e recebia pagamentos mensais dos garimpeiros que atuam em Japurรก, no interior do Amazonas. Em troca, ele fornecia informaรงรตes privilegiadas sobre as operaรงรตes policiais na regiรฃo. O dinheiro era depositado na conta da empresa de sua esposa.

Mesmo apรณs ser transferido para Ponta Grossa, no Paranรก, o militar continuou a colaborar com os lรญderes do garimpo ilegal, repassando informaรงรตes sobre as aรงรตes das autoridades. Alรฉm dele, outros militares tambรฉm estรฃo sendo investigados por envolvimento no esquema criminoso.

Mandados de prisรฃo e busca

A operaรงรฃo realizada pela PF cumpriu trรชs mandados de prisรฃo, sendo dois em Manaus e um em Porto Velho. Alรฉm disso, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensรฃo. Os investigados poderรฃo responder por crimes como usurpaรงรฃo de patrimรดnio da Uniรฃo, extraรงรฃo irregular de minรฉrio e dano ambiental.

Operaรงรฃo Jurupari desvenda rede de exploraรงรฃo ilegal de garimpo

As investigaรงรตes tiveram inรญcio em outubro de 2020, apรณs a prisรฃo de dois homens em Ji-Paranรก, Rondรดnia, por transportarem ouro sem comprovaรงรฃo de origem lรญcita. Ao analisar os celulares dos suspeitos, a Polรญcia Federal descobriu indรญcios de uma extensa rede de garimpo ilegal na regiรฃo de Japurรก, no Amazonas.

Durante as investigaรงรตes, um dos suspeitos foi morto em frente a sua loja de revenda de carros em Curitiba, no Paranรก, logo apรณs ter sido solto em uma audiรชncia de custรณdia.

A partir desse caso, a polรญcia identificou um homem que liderava o esquema de exploraรงรฃo ilegal de garimpo, utilizando sua esposa e uma empresa para facilitar transaรงรตes ilegais de ouro com o principal comprador. O grupo ainda utilizava diversas empresas de metais para dissimular a origem ilรญcita do ouro.

Mesadas a militares garantia impunidade

Os garimpeiros envolvidos no esquema ilegal pagavam mesadas a militares de alta patente como forma de receber informaรงรตes privilegiadas e garantir a continuidade do negรณcio sem serem alvo de operaรงรตes de combate ao garimpo ilegal.

Leia mais

Garimpo ilegal na Amazรดnia lucra R$ 44,6 bi e deixa prejuรญzo de R$ 39 bi

A operaรงรฃo realizada pela Polรญcia Federal tem como objetivo desmantelar essa organizaรงรฃo criminosa e responsabilizar todos os envolvidos pelos crimes cometidos, visando combater a exploraรงรฃo ilegal de recursos naturais e preservar o patrimรดnio ambiental do Amazonas.

Leia mais no g1.

Foto: divulgaรงรฃo PF