Apenas 4 votos de vereadores livram mandato do prefeito de Borba

Em votaรงรฃo fatiada de trรชs denรบncias, em todas o denunciado saiu vencedor, conforme o entendimento basicamente de quatro vereadores

Mariane Veiga, da Redaรงรฃo do BNC Amazonas

Publicado em: 16/08/2023 ร s 21:22 | Atualizado em: 16/08/2023 ร s 23:04

Apenas 4 votos de vereadores foram suficientes para livrar o prefeito de Borba afastado, Simรฃo Peixoto (Republicanos), da cassaรงรฃo do mandato recomendado pela comissรฃo processante da casa.

Em votaรงรฃo fatiada de trรชs denรบncias, em todas o denunciado saiu vencedor, conforme o entendimento basicamente de quatro vereadores. Sรฃo eles: Clรกudio Pantoja, Geremias da Cruz, Jacimar Rebelo, Tadeu Linhares (1 voto) e Miguel Lima (1 voto).

As denรบncias analisadas pela comissรฃo processante (prisรฃo em operaรงรฃo do MP-AM, ameaรงa de agressรฃo a vereadora e luta corporal com cidadรฃo) tiveram indicaรงรฃo pela cassaรงรฃo do mandato de Peixoto.

Os demais seis vereadores entenderam de forma diferente da comissรฃo. Sobre o fato de o prefeito do municรญpio ter sido preso e afastado do cargo por acusaรงรฃo de comandar organizaรงรฃo criminosa, praticar corrupรงรฃo e lavagem de dinheiro, entre outros crimes, os quatro vereadores julgaram que isso tudo nรฃo รฉ motivo para tirar o mandato de Peixoto.

Os mesmos quatro votos apareceram para livrar o prefeito da ameaรงa de surra prometida publicamente ร  vereadora Tatiana Franco.

Leia mais

Comissรฃo processante e relator indicam cassaรงรฃo do prefeito de Borba

A luta com Mirico

Igualmente, a luta livre contra um cidadรฃo borbense por crรญticas ao prefeito foi analisada pelos vereadores apenas como uma armaรงรฃo para arrecadar alimentos para doaรงรฃo ร  populaรงรฃo.

Um vereador chegou a dizer que ia votar contra a cassaรงรฃo porque o adversรกrio na luta nรฃo era nada no municรญpio, nem mesmo tinha sido vereador.

E assim, com discursos banais antes do voto, que ร s vezes deu a impressรฃo que quem estava em julgamento era a comissรฃo processante, e nรฃo o prefeito e seus malfeitos, a cรขmara de Borba deu aval polรญtico para Simรฃo Peixoto seguir no mandato.

Este, contudo, seguirรก afastado do cargo e cumprindo puniรงรตes da Justiรงa. Como, por exemplo, usando tornozeleira que identifica implicados com a lei e sem poder sequer se aproximar da prefeitura do municรญpio.

Foto: reproduรงรฃo/vรญdeo